fbpx

Aproveite a quinzena para finalizar sua preparação para o Século XXI

Dezembro chegou e com ele as tão esperadas mudanças energéticas que se anunciam desde o ano passado podem, finalmente, ter espaço no céu. Estamos prestes a entrar no palco, momentos antes do início da apresentação programada para o Solstício de Capricórnio, no dia 21. Meus amigos, estamos prestes a entrar no Século XXI. E dessa vez é pra valer.

O nervosismo que antecede os momentos de grande responsabilidade pode ser controlado pela respiração e pela concentração naquilo que realmente importa: nossos valores internos e recursos disponíveis. Para isso, temos a ajuda de Sol e Mercúrio, que já transitam por Sagitário e apontam para nossas metas de longo prazo. O que queremos realizar nos próximos anos? O que queremos aprender?

Desbravar é preciso

No dia 14 de dezembro, a última Lua Cheia do ano, no desbravador e expansivo signo de Sagitário, será acompanhada de um eclipse solar. Nossa consciência pode ser inundada por emoções difíceis de lidar racionalmente. Mercúrio, bem próximo do Sol e da Lua, oferece sua ajuda para que possamos compreender e comunicar nossos desejos e necessidades mais íntimos. E também para que, instintivamente, possamos perceber o que é realmente essencial e o que não passa de bravata.

Um dia depois (15/12), Mercúrio faz um belíssimo trígono com Marte em Áries, servindo como impulso para que possamos pensar e agir de forma eficiente, eficaz e assertiva na busca de nossos objetivos. Há o risco, contudo, de desentendimentos e conflitos verbais. Se for preciso resolver alguma situação problemática, respire fundo e espere a raiva passar.

Na sequência (16/12), é vez de Vênus chegar a Sagitário, anunciando sua necessidade de expansão e crescimento, seu desejo por aventuras e de descobertas. Talvez seja o momento de se lançar naquela empreitada que vem sendo preparada há tempos. Ou de desafiar seus próprios limites em busca de mais satisfação e prazer na vida.

Otimismo e confiança podem ajudar a enfrentar as novidades com ousadia, especialmente porque nesse mesmo dia Quíron fica novamente direto em Áries. Tempo de enfrentar nossos medos e nossos traumas, nossas antigas dores e sofrimentos. Interessante a possibilidade energética que se abre para que todos nós possamos desenvolver novos jeitos de encarar os desafios propostos pela vida.

Inovação à vista

Todos esses aspectos servem de preparação para a grande modificação energética que se inicia no dia 17 com a chegada definitiva de Saturno ao signo de Aquário. O planeta transitou pelo 11º signo entre 23 de março e 1º de julho de 2020, justamente quando a pandemia do Coronavírus atingiu seu ápice em vários países, incluindo o Brasil.

Durante a passagem de Saturno por Aquário, vários segmentos sociais, políticos e econômicos tiveram que se adaptar ao isolamento social e buscar as ferramentas digitais para continuarem funcionando. Universidades e parlamentos mundo afora implantaram aulas e sessões remotas, negócios passaram a funcionar digitalmente, compras pela internet aumentaram enormemente, famílias e amigos passaram a se encontrar pelo Zoom.

É provável que esse processo de digitalização das atividades sociais seja intensificado ao longo do próximo ano, especialmente porque no dia 20 Júpiter também ingressa em Aquário, de onde sai definitivamente apenas em dezembro de 2021. Conflitos políticos, instabilidade econômica, inovações tecnológicas, vigilância digital e aprendizagem de novas formas de sociabilidade estão no pacote.

Conjunção próxima

Os dois maiores planetas do Sistema Solar fazem uma conjunção exata no próximo dia 21, quando Júpiter alcança Saturno e passa a sua frente, representando uma alteração energética importante. Explicarei esse aspecto com mais detalhes na próxima coluna. Por isso, é importante que estejamos preparados para encarar com paciência e tranquilidade as mudanças que já estão a caminho.

Até lá, é importante termos em mente que os impactos históricos do período que estamos vivendo são inegáveis. Especialmente se levarmos em conta o fato de que a última conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário aconteceu no ano de 1405 e preparou o mundo Ocidental para o fenômeno do Renascimento, que nos tirou da Idade Média.

Hora de preparar a pipoca e aproveitar a viagem. E se estiver muito difícil, apertem os cintos.

Quer saber mais sobre Saturno em Aquário? Confere aqui.
E mais informações sobre eclipse solar você acha aqui.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?