Alunas do MT levam vice campeonato em desafio de robótica

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As novas inventoras de MT. Foto: Educacional/Divulgação

Dupla de alunas de escola pública no MT cria projeto de robótica e fica com o vice no desafio de programação computacional Do Your:bit 

A inovação surge do desejo de solucionar problemas do dia a dia. E duas jovens estudantes  do 5º ano da EMEF Vinícius Moraes, de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, criaram um projeto de robótica para ajudar um colega de sala e com isso, conseguiram o segundo lugar na América Latina na categoria Protótipo de Papel de 8 a 14 anos do Do Your:bit, competição global organizada pela micro:bit Educational Foundation em parceria com a British Council e World’s Largest Lesson.

A competição tem a intenção de desafiar crianças e jovens a usarem a criatividade e tecnologia para criarem soluções para um problema real que afete a comunidade dos participantes ou o mundo.

Mais de dois mil projetos foram inscritos, de seis continentes, todos propondo o uso de tecnologia e soluções originais para problemas relacionados ao meio ambiente, à vida na Terra, à saúde e ao bem estar pessoal, entre outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os vencedores foram reconhecidos por região em duas categorias de idade, 8 a 14 anos e 15 a 18 anos. 

Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Sandola fizeram isso. E a professora das alunas se mostrou surpresa com o resultado por causa da concorrência. “Fiquei surpresa quando soube do resultado, devido ao fato de serem só seis vagas por categoria, no mundo todo. Foi muita emoção. Vai marcar para sempre as nossas vidas e, principalmente, das crianças”, contou a professora Kátia Cantão Mundim.

A vitória das estudantes de MT começa em 2021, com um projeto piloto utilizando kits da LEGO® EDUCATION, e ganhou corpo este ano, quando a EMEF Vinícius Moraes foi a única escola do Mato Grosso selecionada para o Estrogênias: Meninas na Ciência, projeto do Educacional que tem como objetivo incentivar a participação das meninas nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A escola foi contemplada com conjuntos LEGO® Education e placas micro:bit, formação de professores, acompanhamento e participação na FIRST® LEGO® League, além de vaga para disputar o desafio internacional do your:bit. 

Aproveitando a oportunidade, Anahy e Samyra entenderam que poderiam criar uma solução real para ajudar um colega de classe, que com Transtorno de Espectro, ficava agitado quando a turma fazia muito barulho. “Elas perceberam que poderiam utilizar a micro:bit para medir o nível de intensidade sonora durante as aulas e, assim, alertar a turma para diminuir o tom de voz”, conta a professora Kátia. 

Para a professora Facione Leite Borges, que iniciou as meninas no universo da robótica, “me sinto realizada por poder acompanhar e auxiliar as alunas e ver o quão sensíveis elas são, pois identificar um problema como esse, e buscar uma solução, demonstra a preocupação que elas têm com o meio onde vivem e com o próximo”, ressaltou.

Evitando ruídos: um projeto vencedor

Evitando Ruídos, como foi chamado o projeto de Anahy e Samyra, é o protótipo que mede o som no ambiente e, por meio de um painel de led, emite um alerta vermelho quando os decibéis permitidos são ultrapassados. Com esse medidor sonoro na escola, é possível tornar o ambiente mais agradável, evitando danos à saúde e à aprendizagem, principalmente dos alunos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista.

As alunas comemoram o resultado e o ensino de inovação demonstra que a transformação do mundo pode começar dentro de sala de aula. Achamos muito legal a experiência e estamos felizes com o resultado. Esperamos que o nosso projeto traga mudanças e um ambiente escolar melhor para todos nós”, afirmaram as alunas Anahy e Samyra.

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