Agronegócio: campo fértil para jovens talentos e startups

agronegócio
Jovens e startups também estão presentes no novo agro. Foto: iStock

O agronegócio no Brasil vem se abrindo para inovações e está atraindo cada vez mais jovens talentos e startups

O agronegócio no país aparece como um dos pilares da economia. E não é difícil entender o motivo. Segundo o levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o setor fechou o ano de 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, em comparação com 2019, e corresponde a 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Para seguir forte, o setor precisou entrar em uma nova etapa. As empresas do agro entenderam a importância da inovação e da diversidade, e assim, já é possível ver mudanças. No quadro de colaboradores já aparecem idades, etnias, áreas de atuação e diferentes gêneros.

As mudanças acompanham a própria sociedade, sendo também o reflexo do peso que os consumidores e influenciadores passaram a ter na tomada de decisão dentro das organizações.

Segundo a pesquisadora e professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Áurea Puga, o momento atual se abre como uma grande oportunidade para jovens que estão em busca do primeiro emprego, e até mesmo aqueles que buscam uma incubadora para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“As empresas do setor passaram por grandes mudanças nos últimos vinte anos. Abertura de capital, transformação digital e maior exposição do agronegócio à sociedade urbana são algumas das razões que nos trouxeram até aqui, a este novo cenário”, analisa Áurea, que é também mentora do Movimento Todos A Uma Só Voz, lançado em fevereiro que tem a missão de conectar o agronegócio com o consumidor.

Alguns temas tão discutidos nas cidades chegaram ao campo, como sustentabilidade, responsabilidade social e ética e os jovens empreendedores estão atentos a essas bandeiras, que direcionam o jovem na hora de escolher qual empresa trabalhar. “O campo tem muito potencial para quem deseja transformar estes valores em realidade do dia a dia, abraçar projetos sustentáveis e até criar programas a partir destes valores. Tanto nos produtos comercializados quanto nos sistemas de produção, já é possível enxergar essa nova realidade, muito mais engajada e com jovens protagonistas desta mudança de paradigma”, analisa a pesquisadora.

Inovação e Agro

O agronegócio vem se utilizando da tecnologia para melhorar a qualidade do produto que chega a mesa do consumidor. Entre as inovações utilizadas, está a biotecnologia, essa é usada para desenvolver sementes com alto desempenho, também para o manejo de animais e lavouras, além de auxiliar na entrada em mercados específicos que demandam a certificação dos fornecedores.

Dentro desse cenário, Áurea aponta que “algumas profissões também têm descoberto o agro como oportunidade. Os especialistas em robótica, tecnologia da informação e telecomunicações já conseguem visualizar caminhos para o uso de drones no campo, conexões em tempo real, softwares de gestão e padronização da produção para atender as novas demandas do consumidor”.

A expansão do agronegócio naturalmente abre novos postos de emprego, segundo a CNA,o setor gerou 23.055 novos empregos só em fevereiro, melhor resultado para o mês desde 2011. O acumulado de 2021 é de 56.041 novos postos de trabalho.

Outro número interessante é a pesquisa da Radar AgTech que mostrou que são 1.100 startups focadas no agro dentre as 12 mil existentes no Brasil.  “A vocação para o agro que o brasileiro tem está em processo de renovação dos votos. Ela também passa por uma atualização graças a essa maior participação de jovens que já chegam conectados às novas tendências de comportamento, tecnologia e consumo”, conclui Áurea Puga.

Evento: Aegro Conecta 

Nesta quinta-feira (20), às 18h, acontece o Aegro Conecta, o evento virtual e gratuito apresentará novidade e tendências de tecnologia para o setor.

“Um dos pilares para a evolução do agro é esta conexão entre os produtores rurais e os profissionais que desenvolvem as soluções para o campo. Por isso e para isso o Aegro Conecta foi criado: é um evento que nos aproxima ainda mais do nosso público e reforça nosso compromisso com eles, dividindo os próximos passos do nosso produto e trazendo o produtor para mais perto do nosso processo de criação”, ressalta Pedro Dusso, CEO da Aegro.

O evento é aberto a todos os profissionais do agronegócio e para ter mais informações, acesse: https://conhecimento.aegro.com.br/aegro-conecta-usuarios.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?