Abertas as inscrições para redesenhar a indústria alimentícia

Em evento realizado em São Paulo, a Fundação Ellen MacArthur lançou o desafio para a América Latina e convocou atores da indústria alimentícia para liderarem a transição para uma economia circular 

 O atual sistema alimentar é um dos principais impulsionadores da perda de biodiversidade e responde por um terço das emissões globais de gases do efeito estufa. Mas existe uma esperança de mudança, e ela está nas mãos das empresas e varejistas do setor de alimentos, que podem redesenhar nosso sistema alimentar para permitir que a natureza prospere. Para ajudar a acelerar essa mudança, a Fundação Ellen MacArthur, em parceria com o Sustainable Food Trust, está lançando um desafio que reunirá produtores, varejistas, empresas de alimentos e fornecedores para adotarem o design circular de alimentos.

O desafio ‘The Big Food Redesign’ (O Grande Redesenho de Alimentos) será uma jornada global de aprendizagem e criação, com o objetivo de  mobilizar e inspirar a indústria alimentar a regenerar a natureza ao aplicar os princípios de design circular para alimentos. As empresas que se inscreverem para o desafio terão a tarefa de projetar novos produtos alimentícios – ou redesenhar os existentes – usando princípios de design circular de alimentos, que contribuem para a natureza prosperar.

O design circular de alimentos propõe a criação de produtos de maneira a ajudar a natureza a prosperar. Isso inclui repensar o conceito do produto, a seleção e o fornecimento de ingredientes e a embalagem. Ao aplicar esse modelo, os participantes do desafio irão explorar o potencial dos alimentos para combater a perda de biodiversidade e enfrentar as mudanças climáticas. A entrega dos primeiros projetos é esperada para o final deste ano, e as ideias mais bem-sucedidas de produtos serão convidadas a entrarem em produção, ficando disponíveis em 2024.

Para se inscrever no desafio, não é preciso ter uma ideia de produto de antemão. As empresas podem participar para aprender, inovar e testar ideias no seu ritmo. As participantes terão acesso a uma plataforma criada especialmente para o desafio, que servirá como suporte à colaboração e networking pré-competitivo e disponibilizará uma série de webinars educativos, além de acesso a suporte de especialistas.

Entenda o Desafio

A jornada dos participantes será dividida em três fases. A primeira etapa será focada no aprendizado, colaboração e no design dos futuros produtos alimentícios, com o apoio da plataforma Latis, da HowGood, maior ferramenta de medição de impacto de produtos e ingredientes do mundo. Nessa fase, haverá webinars para inspirar, facilitar trocas e oferecer apoio técnico. Em outubro, as empresas serão convidadas a submeter até cinco ideias de produto. Os protótipos que demonstrarem como os princípios do design circular para alimentos podem ser incorporados aos produtos, serão convidados a avançar para a próxima fase.

Na etapa de produção, as empresas terão a oportunidade de discutir sobre o varejo, as apresentações dos produtos e a construção de narrativas. Será realizado um segundo processo de pontuação, utilizando as mesmas métricas que na etapa de design, com ênfase em captar informações adicionais referentes ao cultivo e à produção, com base nos princípios holísticos da estrutura da Global Farm Metric.

A última etapa, que se inicia ao final de 2024, serão anunciados os produtos mais bem-sucedidos do desafio com uma cerimônia de premiação e oportunidades de colocação no mercado com o apoio de varejistas parceiros.

Para atender aos critérios do desafio, o produto deve ter a maior parte de seus ingredientes provenientes de sistemas de produção que indicam resultados positivos para a natureza; preencher pelo menos uma das três oportunidades de design identificadas no modelo de design circular para alimentos (uso de ingredientes de menor impacto, diversificados e reciclados); e ter uma embalagem que não utilize materiais problemáticos e atenda ao maior número possível de metas de economia circular.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado, é recomendado que as empresas se inscrevam até 20 de junho de 2023, quando começam os webinars. Mais informações sobre o desafio estão disponíveis aqui. 

O desafio “The Big Food Redesign Challenge” (O Grande Redesenho de Alimentos) é apoiado com fundos levantados por jogadores da People’s Postcode Lottery e concedidos através do Dream Fund, com apoio adicional da Schmidt Family Foundation.

“Sabemos dos problemas. O atual sistema alimentar é um dos principais impulsionadores da perda de biodiversidade e é responsável por um terço dos gases de efeito estufa globais. Ao aplicar os princípios do design circular ao nosso sistema alimentar, podemos criar alimentos que regeneram a natureza e abordam alguns dos nossos problemas globais mais urgentes” – Ellen MacArthur, fundadora e líder do conselho de administração da Fundação Ellen MacArthur 

“Estamos muito entusiasmados em apoiar o Desafio Grande Redesenho de Alimentos, pois ele oferece uma grande oportunidade para as empresas de alimentos, de explorarem a fabricação de produtos alimentícios de maneira positiva para as pessoas e o planeta – que é nossa ambição na Unilever” – Dorothy Shaver, Diretora Global de Sustentabilidade Alimentar da Unilever

“O Google está comprometido em maximizar a reutilização de recursos finitos em nossas operações, produtos e cadeias de suprimentos e permitir que outros façam o mesmo. Essa meta inclui nosso programa global de alimentos, onde estamos incorporando a circularidade em nossas operações sempre que possível. Mas há mais trabalho a ser feito, e nenhum de nós pode resolver esses problemas sistêmicos sozinho. Apoiamos o Desafio Grande Redesenho de Alimentos da Fundação Ellen MacArthur e esperamos aprender com as soluções inovadoras que ele inspira” – Michiel Bakker, vice-presidente de programas do local de trabalho no Google

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