A Uva Primitivo e suas “Irmãs”

Com destaque absoluto no sul da Itália, a uva Primitivo coleciona amantes pelo mundo. Com sabores marcantes de fruta e vinhos encorpados, a Primitivo é a uva certa para harmonizações com pratos mais pesados.

Ela possui duas irmãs gêmeas geneticamente, a Zinfandel, figurinha carimbada nos vinhedos californianos é a Tribidrag, uva croata que também produz vinhos de características semelhantes pela igualdade genética com a Primitivo.

Nos Estados Unidos a Zinfandel é produzida em larga escala e por isso facilmente se refere a ela como a uva mais californiana. Quando se fala dessa maneira conseguimos entender, pois a Zinfandel é utilizada tanto para vinhos varietais quanto para vinhos de corte.

Os vinhos tintos de Zinfandel são característicos por seu amadurecimento pouco uniforme no quesito de tempo, fazendo com que muitas vezes alguns cachos estejam já em processo de desidratação enquanto outros estão no seu auge de amadurecimento.

Se você ainda não experimentou qualquer uma dessas variedades, busque na próxima compra um desses rótulos e você conseguirá sentir um pouco da Itália ou Estados Unidos presentes em sua taça. Bom vinho!

Primitivo

Primitivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga o autor no insta: @igorsoareswine

Leia mais artigos sobre vinhos na coluna: Vinho e uma taça

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?