Cordão de girassóis: Você sabe o que significa?

girassóis
Foto: santos.sp.gov.br

A luta pela visibilidade e o respeito à pessoas com deficiência no país ganhou um novo símbolo nacional: os girassóis

O girassol é um símbolo utilizado em vários países do mundo e algumas cidades brasileiras para identificar as pessoas que convivem com alguma deficiência. Neste mês, como presidente em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a Lei 14.624, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e institui o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para identificação de pessoas com deficiências ocultas.

A norma dá visibilidade e ajuda na garantia de direitos para as pessoas com deficiência, e vale lembrar que o uso do cordão é opcional e não exclui os direitos e garantias previstas em lei, como lugar preferencial ou o direito a transporte gratuito.

Nem toda deficiência é visível e infelizmente, muitas pessoas passam por constrangimentos ao tentar exercer os direitos já garantidos. Há uma diferença clara, quando se lida com um cadeirante ou um altista ou quem tem outro tipo de deficiência não visível, ou seja, oculta. Estas pessoas, comumente, são questionadas do direito e são colocadas como alguém que quer ter vantagem sem merecer, o famoso, quem você pensa que é?

A fita com os desenhos de girassóis precisa ser ainda uma ideia difundida para que mais pessoas tenham consciência do significado. E vale lembrar que o uso do cordão não isenta a necessidade de apresentar documento comprobatório, laudo ou carteirinha de identificação da deficiência.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?