XX Semana da Língua Italiana no Mundo

Até o dia 25 de outubro, está sendo  realizada a 20ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, um evento criado para celebrar e valorizar o idioma da Itália em todo o planeta, e que contará com uma programação extensa  também em várias cidades brasileiras.

Realizado desde 2001 em uma ação conjunta do governo italiano, da rede diplomático-consular e dos Institutos de Cultura, o evento tem como tema neste ano “O italiano entre palavra e imagem: grafites, ilustrações e quadrinhos”.

Programação
Data: De 19 a 25 de outubro
Formato: on-line

Eventos:

   —————–
Inauguração da Exposição Virtual: O Poder do Desenho, a Força Evocativa dos Quadrinhos e da Ilustração entre Realidade, Distopia e Sonho

Segunda, 19/10 > Domingo, 15/11

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em colaboração com Romics – Festival Internacional de Quadrinhos, Animação, Cinema e Games, a Embaixada da Itália em Brasília e o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, apresenta uma exposição digital focada no poder evocativo do desenho e na sua relação com a dimensão urbana nos romances gráficos de renomados autores italianos.

A mostra virtual O Poder do Desenho: A Força Evocativa dos Quadrinhos e da Ilustração entre Realidade, Distopia e Sonho tem como tema a representação da cidade e da dimensão urbana. Um assunto de grande interesse no Brasil e objeto de um intenso período de reflexão artística de diversos autores italianos.

Data: De 19 de outubro a 15 de novembro de 2020
Local: Site romics.it (Online)
Ingresso: Gratuito
                                    —————–
Webinar: A Trajetória dos Quadrinhos Italianos e sua Influência no Brasil e no Mundo, com Fabiano Azevedo
Terça, 20/10 às 9h30
De Belo Horizonte, onde é realizado o FIQ, o maior festival de quadrinhos da América Latina, um de seus organizadores, Fabiano Azevedo, falará ao vivo do canal Youtube do Consulado da Itália em Belo Horizonte para ilustrar a trajetória dos quadrinhos italianos e sua influência no Brasil e no mundo. O webinar acontecerá em português, com apoio de material gráfico, na terça-feira, 20 de outubro, às 9h30.Data: 20 de outubro de 2020
Horário: 9h30
Local: YouTube (Online)
Ingresso: Gratuito

   —————–
Encontro ao vivo: O Universo Urbano entre a Realidade, Distopia e Sonho e a Relação entre os Ícones dos Romances Gráficos e a Cidade Co-Protagonista 

Terça, 20/10 às 11h
Primeiro evento ao vivo de dois previstos no âmbito da exposição virtual O Poder do Desenho, a live discorrerá sobre a relação imprescindível com a dimensão urbana, numa conversa entre Manuele Fior, Francesco Cattani, Giuseppe Camuncoli e Enrico Fornaroli.

Data: 20 de outubro de 2020
Horário: 11h
Local: Site romics.it (Online)
Ingresso: Gratuito

 —————–
Encontro ao vivo: A Street Art e a Ilustração como Leitura e Narração do Ambiente Urbano 

Quinta, 22/10 às 11h
Segundo evento ao vivo de dois previstos no âmbito da exposição virtual O Poder do Desenho, a live discorrerá sobre as contaminações e as perspectivas nos lugares do imaginário e nos lugares físicos das nossas cidades.

Participarão do encontro o street artist Diaviù (David Vecchiato), que através de suas obras expande e multiplica os conteúdos da cidade, Marino Amodio e Vincenzo del Vecchio, que em seus romances gráficos derrubam os pontos de vista usuais e abrem possibilidades originais na realidade urbana.

Data: 22 de outubro de 2020
Horário: 11h
Local: Site romics.it (Online)
Ingresso: Gratuito

 —————–
Filme Inédito: I Segreti del Mestiere (Suíça, 2019), de Andreas Maciocci 

Quinta, 22/10 > Domingo, 25/10
O Istituto italiano di Cultura do Rio de Janeiro, em colaboração com o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro, apresenta gratuitamente de 22 a 25 de outubro no seu canal YouTube o filme I Segreti del Mestiere, de Andreas Maciocci (Suíça, 2019, 94′).

Em uma cidade fronteiriça da Suíça italiana vive Samuel, um adolescente de 15 anos que se encontra no momento mais importante de sua jovem vida. Samuel é um menino introvertido que canalizou seu talento e sua necessidade de comunicação para o desenho. Ele inventou a personagem de Aline, uma garota animada e determinada, que resolve casos que nem a polícia consegue desvendar. Ele fala com ela em um pingue-pongue contínuo entre fantasia e realidade.

Decidido a enfrentar uma dúvida que o atormenta e que o impede de viver plenamente sua idade e talento, contrata um investigador particular. Com ele embarca numa ousada aventura que o levará a enfrentar uma profunda ferida escondida, descobrindo a dolorosa verdade – ligada ao passado da sua família – que até agora o seu pai lhe tinha ocultado.

Data: De 22 a 25 de outubro de 2020
Local: YouTube (Online)
Ingresso: Gratuito

 

Para mais informações, acesse:https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/it/gli_eventi/calendario/2020/10/xx-settimana-della-lingua-italiana_2.html

*Com informações da Embaixada da Itália no Brasil
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?