
Conhecido por criar narrativas poéticas e ao mesmo tempo consistentes, desenvolvendo obras conceituais e imaginativas enraizadas na realidade, o fotógrafo e editor peruano Musuk Nolte chega a Brasília. No dia 4 de setembro (quinta-feira), às 10h30, na CAIXA Cultural Brasília, o profissional irá conduzir a oficina gratuita “Enfrentando Desafios Sociais Urgentes: O Encontro entre Documentário e Arte”, como parte da programação paralela na exposição World Press Photo 2025, em cartaz no local até o dia 5 de outubro. As vagas são limitadas. Inscrições pelo site.
Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de participar de um bate-papo exclusivo com o fotógrafo vencedor da World Press Photo 2025. A obra de Musuk, “Seca no Rio Amazonas”, foi premiada na categoria Reportagem da América do Sul e uma das três finalistas ao prêmio Foto do Ano. O profissional irá dar detalhes sobre como ele combina a fotografia documental e artística para tratar de questões sociais urgentes como memória, comunidade e degradação ambiental.
Dia da Amazônia
Celebrado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia busca conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo para o equilíbrio climático e a biodiversidade. A data reforça a urgência da conservação diante do desmatamento e das mudanças climáticas, incentivando ações em prol da preservação desse bioma essencial.
O trabalho do fotógrafo Musuk Nolte destaca os efeitos das mudanças climáticas na região na foto que foi premiada no World Press Photo 2025. Em suas imagens, ele documenta os impactos da seca nos rios da Amazônia, revelando consequências socioambientais graves que desestruturam ecossistemas e afetam comunidades ribeirinhas que dependem diretamente dessas águas.
World Press Photo 2025
Até o dia 5 de outubro, na CAIXA Cultural Brasília, os brasilienses terão a oportunidade de visitar a exposição itinerante World Press Photo 2025, com 42 projetos vencedores do 68º Concurso Anual organizado pela World Press Photo Foundation, ação realizada desde 1955. Entre os premiados estão três profissionais brasileiros: Amanda Perobelli, André Coelho e Anselmo Cunha, que clicaram fatos trágicos relacionados à enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, mas, também, a alegria demonstrada por torcedores do time carioca de futebol Botafogo após a conquista inédita da Copa Libertadores da CONMEBOL, em novembro de 2024.
Além de estar representado nas imagens dos fotógrafos brasileiros, o Brasil também ganhou protagonismo na lente de profissionais estrangeiros, que registram a recente grande seca na Amazônia, e o surfista e atleta olímpico Gabriel Medina, que parece levitar sobre o mar ao terminar uma de suas manobras.
Os visitantes da mostra terão contato com fatos registrados que refletem os temas mais noticiados na atualidade: política, gênero, migração, conflitos armados e crise climática, reunindo histórias captadas por fotógrafos de 31 países.
No Brasil, a exposição é patrocinada pela CAIXA, pelo Governo Federal e pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, e tem o apoio do Jornal O Globo. A organização sem fins lucrativos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é co-realizadora da programação paralela da World Press Photo.
Serviço:
World Press Photo – Oficina de fotografia com Musuk Nolte
Local: CAIXA Cultural Brasília
Período: 4 de setembro de 2025
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília – DF
Horário de visitação: 10h30 às 12h
Entrada gratuita
Vagas limitadas
Inscrições: pelo site https://forms.office.com/r/




















