Últimos ingressos para apresentação de Ellen Oléria amanhã (6) no Centro Cultural TCU

Neste sábado (6), o Centro Cultural TCU (CCTCU) oferece programação que celebra memória, ancestralidade e produção estética. O evento conta com oficina gratuita de estamparia africana, roda de conversa sobre moda e estética negra, apresentações musicais de DJs da cena brasiliense e, para encerrar, show da cantora e compositora Ellen Oléria.

A atividade integra a programação da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, em cartaz no CCTCU até 18 de janeiro. A participação é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. A retirada de ingressos será feita pelo Sympla em mais dois lotes: nos dias 2 e 4 de dezembro, a partir das 18h.

Corpos que criam

Refletir sobre as contribuições das estéticas negras, do fazer têxtil e da moda como campo de produção cultural e política no Brasil é a proposta da roda de conversa “Corpos que criam: moda, imagem e memória nas artes afro-brasileira”. Sob mediação da professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) Moema Carvalho, o encontro, que tem início às 15h30, reúne as pesquisadoras e criadoras Carol Barreto e Hanayrá Negreiros.

A artista e designer Carol Barreto, idealizadora do conceito de modativismo, articula moda, política e ancestralidade em criações que evidenciam a potência decolonial dos fazeres manuais e o enlace entre moda, política e ativismo antirracista. Ela é artista multidisciplinar, designer de moda e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A curadora Hanayrá Negreiros aproxima o estudo das vestimentas das histórias da arte e das religiosidades afro-diaspóricas, entendendo o vestir como gesto político e linguagem cultural. Ela é pesquisadora e escritora, doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mestranda em direitos humanos e cidadania na Universidade de Brasília (UnB), Moema Carvalho é especialista em gênero e direitos humanos pelo NEIM da UFBA. Atualmente, além de professora do IFB, é coordenadora-geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Apresentações musicais

Cantora e compositora brasileira, Ellen Oléria prepara show com canções autorais e grandes clássicos eternizados por nomes como Jorge Ben Jor e o bloco afro Ilê Ayiê. A apresentação está marcada para as 18h30 no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

A brasiliense conta com mais de 22 anos de carreira e acumula prêmios em festivais, além de ter quatro discos lançados. Já fez apresentações em cidades de norte a sul do Brasil e em outros países como Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão e Taiwan. Ellen é formada em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB).

No início e ao término do show de Ellen Oléria, quem comanda a trilha sonora são as Djs: Cxxju e J4k3.

Produtora cultural há 12 anos, Cxxju foi idealizadora de projetos e movimentos transgressores em Brasília, como: ANTD, SUJO, BECO ELÉTRICO, BELZEBAILE e Discotcheca, além de ter fundado a primeira produtora 100% feminina do DF. Ela já passou por diversos eventos, em Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Com sets que mesclam identidade, potência e experimentação sonora, DJ J4k3 vem se consolidando como uma das artistas mais promissoras da cena eletrônica e urbana brasileira. Nascida no Piauí e criada na Ceilândia (DF), ela transita entre o hip hop, o funk e o afrohouse. Nos últimos anos, DJ J4k3 passou por palcos e eventos de destaque como Speedteste, Baile Loco, Underbaile e Ruas Convida.

Oficina do Programa Educativo CCTCU

O Programa Educativo do Centro Cultural TCU preparou oficina gratuita e criativa para todas as idades inspirada nas estampas africanas.

A atividade é dividida em duas sessões, com 30 vagas em cada turno: uma pela manhã (10h às 12h) e outra à tarde (15h às 17h). A inscrição será realizada no início de cada oficina, por ordem de chegada. Serão disponibilizadas pulseiras de identificação para cada participante.

Sobre a exposição

A mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil” é uma realização do Centro Cultural TCU em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Em cartaz até 18 de janeiro de 2026, reúne obras, objetos e instalações que evidenciam a presença das línguas e culturas africanas na formação do português falado no Brasil e em diversas expressões culturais.

Serviço

Roda de conversa “Corpos que criam: moda, imagem e memória nas artes afro-brasileiras”

Data: sábado (6/12)

Horário: 15h30

Show com Ellen Oléria

Data: sábado (6/12)

Horário: 18h30

Ingressos gratuitos pelo Sympla, em mais dois lotes (2/12 e 4/12)

Local: Centro Cultural TCU – Setor de Clubes Sul, Trecho 3 – Brasília (DF)Entrada franca | Classificação 18 + (maiores de 14 anos acompanhados dos responsáveis)

Exposição Línguas africanas que fazem o BrasilVisitação: segunda a domingo, das 9h às 18hAgendamento de visitas educativas: (61) 3527-5221 | programaeducativo@tcu.gov.br