fbpx

Teatro de Sombras será transmitido online

sombras
Peça “Kalo: Filhos do Vento”. Foto: Débora Amorim

De 10 a 25 de setembro, o projeto transmitirá no YouTube espetáculos com acessibilidade em libras e realizará oficina via plataforma Zoom

Um teatro que possibilita ao público experimentar de perto a performance dos atores, conhecer e vivenciar as possibilidades estéticas, cênicas e musicais da linguagem é a proposta do projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que ocupou no mês de julho o Complexo Cultural de Planaltina, e agora oferece com exclusividade para as escolas públicas de Planaltina, do Distrito Federal e também para o público em geral, uma programação totalmente online e gratuita com intérprete de libras.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, a execução de todo o projeto de ocupação no Complexo Cultural seria presencial, mas com a necessidade de retomar o isolamento social e o consequente fechamento dos espaços culturais, a Cia Lumiato adaptou o “Teatro de Sombras em Planaltina” para o ambiente virtual. As apresentações no formato audiovisual, oferecem ao público uma nova perspectiva de experienciar a performance dos atores, sem deixar de fora a beleza e a poesia inerentes ao teatro de sombras. Além de possibilitarem a participação de pessoas que residam em diferentes partes do Distrito Federal, ou até mesmo do Brasil.

As filmagens das apresentações teatrais foram realizadas seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, posteriormente o material foi editado, e agora  será disponibilizado na programação entre os dias 10 a 25 de setembro, no canal da Companhia no YouTube. Ao todo serão três diferentes espetáculos, que utilizam o mesmo gênero: ”Kalo – Filhos do Vento” da Companhia convidada Os Buriti, o premiado “Iara – o Encanto das águas” e “2 Mundos” da Cia Lumiato. Além das apresentações, também será realizada de 20 a 24 de setembro, a Oficina virtual “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo”, com Soledad Garcia e Thiago Bresani, diretores e sombristas da Cia Lumiato.

Para Thiago Bresani, adaptar o formato do projeto para o modo virtual foi um grande desafio e destaca a importância do fomento à cultura durante o período de pandemia. “A possibilidade de realizar essa adaptação do teatro para o formato audiovisual foi um trabalho muito delicado e de parceria com o cineasta Lipe Duque. O resultado positivo da experiência, reforça o quão é importante viabilizar maneiras dos espetáculos chegarem às pessoas que continuam em suas casas, tenham acesso a atividades culturais e de formação”, ressalta.

Toda a programação foi idealizada para promover a ocupação e construção de vínculos afetivos com o fazer artístico e os espaços culturais. “Manter a utilização do Complexo Cultural, como também, outros espaços artísticos com atividades neste momento de pandemia é de suma importância para que continuem em movimento e cumpram a função social para a que foram criados e estão sendo mantidos. Assim, eles podem continuar gerando vínculos, que posteriormente poderão ser reforçados de maneira presencial com a comunidade na que se encontram.” reflete Soledad Garcia sobre a ocupação desses espaços em plena pandemia.

Para tornar o momento uma vivência completa, a cada apresentação acontecerá um momento de intercâmbio com o público na plataforma Zoom. As sessões exclusivas para escolas públicas serão durante a semana. Aos sábados as sessões serão abertas ao público em geral. As escolas interessadas em agendar para receber o link do espetáculo, onde poderão ver o resultado desta adaptação e participar do bate-papo com os integrantes das Companhias Lumiato e Os Buriti, devem entrar em contato com a produção do projeto pelo email cialumiato@gmail.com e preencher o formulário de inscrição até o dia 09 de setembro.

OFICINA

Com 25 vagas ofertadas, a oficina “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo” é destinada a estudantes universitários, bonequeiros(as), atores, atrizes, artistas visuais, professores(as) e demais profissionais interessados(as), focando na criação/direção de números para ambientes virtuais.

Os conteúdos teóricos e as referências poéticas serão apresentados para os participantes como pontapé para pensarem suas próprias práticas no espaço virtual e a possibilidade de construção de pequenas cenas com teatro de sombras contemporâneo.  Os exercícios e o desenvolvimento de material cênico possibilitará concretizar as ideias e mundos simbólicos idealizados pelos participantes. A oficina acontecerá na plataforma Zoom e as inscrições são limitadas. Interessados podem se inscrever no período de 08/09 a 15/09 na página  da Companhia: linktr.ee/cialumiato

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?