Setor de feiras corporativas movimenta R$ 10 bilhões no Brasil

Especialista em Marketing de Experiências dá dicas para que empresas aproveitem todo o potencial dos eventos de negócios

Após os desafios enfrentados durante os dois anos de pandemia, o setor de feiras corporativas não apenas se recuperou, como está crescendo significativamente. A atração de um número cada vez maior de marcas expositoras e público visitante demonstra essa recuperação. Segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, no ano passado, esse mercado gerou um impacto de quase R$ 10 bilhões na economia nacional. Para 2024, a expectativa é de um crescimento de 15% em nível mundial.

Talita Watanabe, CEO da 4us, empresa especializada em Marketing de Experiência, destaca a importância das feiras corporativas: “Eventos de negócios são uma oportunidade interessante tanto para empresas que estão começando quanto para as já consolidadas. Elas permitem o fortalecimento da marca, a apresentação de lançamentos, a realização de contatos com interessados em revender os produtos, a formalização de novas parcerias e, através de pesquisas, o conhecimento mais profundo do público”, afirma.

A 4us oferece um suporte completo às empresas na produção de eventos, desde a concepção do estande até a execução das atividades, inclusive com visitas técnicas ao espaço do evento. Talita ainda oferece dicas valiosas para aproveitar ao máximo essas feiras: é essencial selecionar a feira que melhor se alinha com a empresa e seu público-alvo, investir em um design de estande criativo que respeite a identidade visual da marca, e criar experiências no estande que vão além da simples exposição de produtos.

Experiência

“Empresas que investem em experiências no estande, mais do que apenas na exposição de produtos, saem na frente. É importante se manter ciente de que, naquele evento, estão sendo divulgadas diversas mensagens, e que ficará na mente do potencial cliente ou parceiro aquela que for capaz de gerar um verdadeiro elo entre a marca e o consumidor. Experiências de degustação, ações que envolvam os sentidos e a possibilidade de se vincular verdadeiramente ao produto ou serviço são alguns dos diferenciais possíveis. Participar de eventos de negócios pode ser decisivo para fazer contatos estratégicos e alavancar a visibilidade da marca”, reforça.

Tecnologia

A empresária fala ainda de como a tecnologia pode ser utilizada como um recurso precioso para a geração de leads. “As feiras corporativas oferecem uma plataforma única para as empresas criarem experiências imersivas que realmente engajem seus públicos. Uma maneira eficaz de se destacar é aliar tecnologia e interatividade com o contato humano. Tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e displays interativos podem atrair e reter a atenção dos visitantes, proporcionando uma experiência memorável”.

Visão 360

Eventos são ao vivo e não têm ensaios ou test drives, por isso é crucial não só conhecer o local das feiras antecipadamente como estar preparado para ter planos A, B, C e D. “Se o plano A falhar, utilizamos o plano B, e assim por diante. Por isso a visita técnica é fundamental para simular o dia do evento e avaliar todos os detalhes e setores”, explica Talita, reforçando a importância de ter uma visão 360 do evento, para que haja uma preparação meticulosa e estratégica de adaptação a qualquer imprevisto. Ela ressalta ainda a importância de auxiliar o cliente na escolha de um bom posicionamento na feira, visando maximizar a visibilidade. “Caso o orçamento do cliente não permita um local de alta visibilidade, a empresa busca alternativas criativas para atrair visitantes ao estande. Para garantir um retorno positivo, a 4us incorpora no escopo do projeto a flexibilidade e a criatividade necessárias para fazer ajustes em andamento, adaptando-se às circunstâncias e oportunidades que surgirem”.

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