Samambaia (DF): Espetáculo infantil A Revoada promete agitar o mês das crianças

Foto: Luiza Saad

Direcionada ao público da primeira infância e acompanhada de um livro, a peça que estreia dia 2 de outubro, aborda descobertas e superações através da convivência em grupo

No mês das crianças, Samambaia recebe a estreia do espetáculo infantil A Revoada. Direcionada ao público da primeira infância, a peça que estreia dia 2 de outubro, aborda descobertas e superações através da convivência em grupo.

O espetáculo que surgiu do intercâmbio dos grupos Nutra Teatro (DF), Nuviar (RJ) e da diretora Fabianna de Mello, da Cia Bondrès (RJ), conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Inspirada na obra persa do século XII “A Conferência dos Pássaros” de Farid ud-Din Attar, a peça narra a história de quatro pássaros que realizam uma migração juntos para sobreviverem ao frio. Durante o caminho descobrem seus medos e fragilidades e a partir do convívio em grupo, começam a colaborar entre eles para realizarem a grande revoada.

O grupo Nutra, realizador do projeto, está comemorando 17 anos de existência e a peça é mais uma criação que celebra esse momento tão especial. Paula Sallas, atriz e integrante do coletivo, fala sobre esse momento da trajetória do grupo e da primeira experiência em montar um espetáculo para o público infantil.

“A realização desse espetáculo é uma grande felicidade, esse ano estamos celebrando quase duas décadas de existência e resistência. Em comemoração a esta data estamos realizando atividades artísticas em diversas cidades do DF. O espetáculo A Revoada faz uma metáfora entre os pássaros e os seres humanos se descobrindo como seres individuais e é justamente na primeira infância que as crianças vão começar a se descobrir como indivíduos”, destaca.

O espetáculo contará com uma mediação pedagógica guiada para facilitar a percepção e aprendizado dos pequenos espectadores. A ação será realizada com o auxílio do livro-brinquedo pedagógico da autora Flavia Louredo.

Cada turma participante receberá um exemplar do livro para continuar desenvolvendo as possibilidades pedagógicas na escola e o professor receberá, além do livro, um material-tutorial online que ensina como utilizar a ferramenta na sala de aula.

De acordo com Flávia Louredo, a ideia de criar um livro baseado no espetáculo foi para estimular a imaginação das crianças e para que elas pudessem lembrar da história da peça, bem como, construir novas histórias.

“A proposta é dispor de elementos para que as crianças e seus professores possam, depois, quando estiverem com o livro em mãos, recordar ou ampliar o repertório imaginativo. A brincadeira é a maior forma de aprendizagem para a criança e o livro contém mecanismos de interação para que as crianças consigam assimilar a mensagem da peça”, explica.

Para facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas do DF, serão oferecidos ônibus gratuitos para instituições de ensino de Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Taguatinga.

Serão 20 sessões gratuitas, no espaço Galpão do Riso, situado em Samambaia. As apresentações contarão com o auxílio de intérpretes de Libras. Nas sessões dos dias 11 e 20 de outubro, às 9h e às 15h, serão disponibilizadas audiodescrição para público com deficiência visual.

Serviço

Espetáculo infantil A Revoada

Endereço: Espaço Galpão do Riso – QR 405 Àrea Especial Nº 02 Centro Comunitário Samambaia Norte, Brasília – DF

Datas e Horários:

2 a 5 de outubro às 09h e às 15h

6 de outubro às 09h

10 e 11 de outubro às 15h

16 de outubro às 09h e às 15h

17 de outubro às 09h e às 15h

18 de outubro às 15h

19 e 20  de outubro às 9h e às 15h

Ingressos gratuitos:Espetáculo A Revoada

Sinopse:A peça conta a estória de quatro aves: um Pato, um Papagaio, um Rouxinol e um Pardal; que são obrigados, por conta das condições climáticas, a realizarem uma grande jornada, migrando juntos para sobreviverem fugindo do frio e do ambiente sem comida. Durante o caminho, por conta das dificuldades e do convívio em grupo, descobrem seus medos e fragilidades. Ao tomarem consciência de si, começam a colaborar entre eles para realizarem a grande revoada e então se tornarem, realmente, um bando. A Revoada remete a desafios cotidianos que a criança experiencia na primeira infância, e que também se estende às outras fases da vida, o reconhecimento do eu como indivíduo e desenvolvimento intelectual, emocional e físico. Cada pássaro, no espetáculo, tem sua própria história de superação e reflexão pessoal.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?