Push To Talk: uma alternativa ao Whatsapp

Com a queda do whatsapp, muitas empresas se questionaram sobre opções ao serviço, e uma delas é o Push to Talk

push
Foto: Anna Shvets/ Pexels

Nesta segunda-feira (4), usuários de Whatsapp, Facebook e Instagram de diversas partes do mundo sofreram com a interrupção dos serviços das redes. Para empresas que dependem do Whatsapp para operar, o problema foi ainda maior e resultou em operações paralisadas, clientes não atendidos e prejuízos. A queda deixou clara a necessidade de empresas utilizarem dispositivos e soluções robustas e criadas especialmente para suas operações na hora de se comunicar.

Uma delas é a tecnologia Push to Talk (PTT) ou “pressione para falar”, em português, que permite que funcionários troquem mensagens de voz de maneira instantânea e simples – basta segurar um botão. A solução também é versátil e customizável, indo além da voz e oferecendo também comunicação via imagem ou texto. O software PTT pode ser baixado no dispositivo corporativo que a equipe já usa – smartphones e tablets desenhados especialmente para o uso contínuo de operações e que também contam com soluções como scanner de código de barras, câmera e bateria de longa duração.

A queda recente foi a mais grave, mas o site Downdetector afirma que, apenas em 2Push To Talk: uma alternativa ao Whatsapp021, o Whatsapp deixou de funcionar nove vezes. “Empresas e negócios não podem ficar nas mãos de um serviço inconstante e que não foi feito para uso corporativo, mas sim para a comunicação pessoal”, reflete o vice-presidente da Zebra no Brasil, Vanderlei Ferreira. “Há diversas soluções de comunicação e digitalização de operações no mercado, para empresas de diversos tamanhos e setores, que não podem parar. Os dispositivos móveis corporativos e a tecnologia PTT são ideais para substituir smartphones, tablets pessoais e o Whatsapp ”, completa.

Os softwares PTT também são mais seguros que o Whatsapp em termos de proteção de dados, pois as informações provenientes das mensagens são criptografados e viajam via wifi ou 4G. É possível saber exatamente de onde a comunicação saiu e para onde ela foi, por conta do IP do usuário do dispositivo. Assim, a empresa tem a possibilidade de configurar quem interage com quem, assegurando que a informação certa chegue à pessoa correta de maneira eficiente.

Na pandemia, a tecnologia PTT se mostrou valiosa também por ajudar negócios a manter o distanciamento social entre seus funcionários e clientes. Um vendedor de loja só precisa apertar um botão para checar com o time do estoque se há um determinado produto por lá, sem precisar se aproximar e falar pessoalmente, por exemplo. O mesmo vale para trabalhadores de galpões, centros de distribuição, fábricas, aeroportos ou qualquer negócio que precise de troca de informações em tempo real entre seus funcionários.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?