fbpx

Push To Talk: uma alternativa ao Whatsapp

Com a queda do whatsapp, muitas empresas se questionaram sobre opções ao serviço, e uma delas é o Push to Talk

push
Foto: Anna Shvets/ Pexels

Nesta segunda-feira (4), usuários de Whatsapp, Facebook e Instagram de diversas partes do mundo sofreram com a interrupção dos serviços das redes. Para empresas que dependem do Whatsapp para operar, o problema foi ainda maior e resultou em operações paralisadas, clientes não atendidos e prejuízos. A queda deixou clara a necessidade de empresas utilizarem dispositivos e soluções robustas e criadas especialmente para suas operações na hora de se comunicar.

Uma delas é a tecnologia Push to Talk (PTT) ou “pressione para falar”, em português, que permite que funcionários troquem mensagens de voz de maneira instantânea e simples – basta segurar um botão. A solução também é versátil e customizável, indo além da voz e oferecendo também comunicação via imagem ou texto. O software PTT pode ser baixado no dispositivo corporativo que a equipe já usa – smartphones e tablets desenhados especialmente para o uso contínuo de operações e que também contam com soluções como scanner de código de barras, câmera e bateria de longa duração.

A queda recente foi a mais grave, mas o site Downdetector afirma que, apenas em 2Push To Talk: uma alternativa ao Whatsapp021, o Whatsapp deixou de funcionar nove vezes. “Empresas e negócios não podem ficar nas mãos de um serviço inconstante e que não foi feito para uso corporativo, mas sim para a comunicação pessoal”, reflete o vice-presidente da Zebra no Brasil, Vanderlei Ferreira. “Há diversas soluções de comunicação e digitalização de operações no mercado, para empresas de diversos tamanhos e setores, que não podem parar. Os dispositivos móveis corporativos e a tecnologia PTT são ideais para substituir smartphones, tablets pessoais e o Whatsapp ”, completa.

Os softwares PTT também são mais seguros que o Whatsapp em termos de proteção de dados, pois as informações provenientes das mensagens são criptografados e viajam via wifi ou 4G. É possível saber exatamente de onde a comunicação saiu e para onde ela foi, por conta do IP do usuário do dispositivo. Assim, a empresa tem a possibilidade de configurar quem interage com quem, assegurando que a informação certa chegue à pessoa correta de maneira eficiente.

Na pandemia, a tecnologia PTT se mostrou valiosa também por ajudar negócios a manter o distanciamento social entre seus funcionários e clientes. Um vendedor de loja só precisa apertar um botão para checar com o time do estoque se há um determinado produto por lá, sem precisar se aproximar e falar pessoalmente, por exemplo. O mesmo vale para trabalhadores de galpões, centros de distribuição, fábricas, aeroportos ou qualquer negócio que precise de troca de informações em tempo real entre seus funcionários.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?