fbpx

Projeto gratuito de formação ‘Brasília Leitora’ terá 60 vagas

As inscrições estarão abertas de 5 a 16 de janeiro de 2022. Serão selecionados 60 participantes para participar do ‘Brasília Leitora’ 

O gosto pela leitura literária pode surgir por inclinação individual, mas também por incentivos externos sociais, educacionais ou mesmo no ambiente doméstico. Nestes, “agentes de leitura” como professoras/es, amigos/as, pais e mães e quaisquer outros mediadores e mediadoras literários se fazem importantes na formação de novos leitores. E são estes mediadores que estão no foco do projeto.

Idealizado pela ávida leitora, professora de língua portuguesa, consultora literária e especialista em literatura infantil e juvenil, Cristiane Salles, o Brasília Leitora vai oferecer 40 horas gratuitas de aulas e consultoria para 60 participantes. Os selecionados ao final, estarão aptos a pôr em prática ferramentas pedagógicas para que crianças, jovens e adultos se encantem pela literatura.

Para alcançar este objetivo, Cristiane construiu um conteúdo programático robusto, embasado em sua vasta experiência na área. E para compartilhá-lo, ela, que é a ministrante, contará com a participação de Roger Mello e Jô Oliveira escritor/ilustrador, ambos do Distrito Federal, em um dos encontros do curso.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos e com o ensino médio completo. As inscrições devem ser feitas preenchendo, atentamente, o formulário disponível em https://apptuts.bio/brasilialeitora, entre os dias 5 e 16 de janeiro de 2022. Serão selecionados/as 60 participantes e o curso será realizado entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022.

Entre os assuntos a serem abordados [no curso], estão Experiências e Trajetórias de leitura, quando será discutida a formação de nossa identidade leitora; Critérios de Seleção de Livros Literários, com o propósito de se constituir um acervo diverso e rico em qualidade; Mediação Literária, propriamente dita, para apresentar o que é, quem pode fazê-la, quais objetivos e as relações entre o livro e seu público; Encontro com Ilustrador e Escritor, para debater maneiras de planejar um encontro com autores; e Atividades de formação leitora, abordando modalidades organizativas para promover o encontro do leitor com o livro literário.

Além do curso, o projeto também prevê um Circuito de Mediação de Leituras Literárias, capitaneado por quatro mediadores de leitura formados no curso. Eles ou elas serão selecionados entre quem melhor se destacar e, sob a coordenação da ministrante, realizarão atividades literárias nas suas comunidades. Os/as mediadores/as selecionados/as receberão uma bolsa no valor de R$ 500,00 cada.

Adquirido pelo projeto, o acervo de 120 livros, além de subsidiar o trabalho de mediadores, será doado, ao final, para as Bibliotecas Públicas de Ceilândia e do Riacho Fundo I.

Para Cristiane, a realização do Brasília Leitora “contribui para o estímulo à formação leitora e para ampliação do acesso ao livro e à leitura, uma vez que propõe a formação de mediadores de leitura literária em nossa cidade ”.

Brasília Leitora

Inscrições para o curso: de 5 a 16 de janeiro de 2022

Formulário de inscrição para as 60 vagas: apptuts.bio/brasilialeitora

Curso: entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022

Informações: @BrasiliaLeitora, no Instagram

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: