Projeto do DF é selecionado para capacitação internacional

Nomeado como “Brasília, uma Cidade Segura para Mulheres”, a iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal foi escolhida pela organização Mercocidades

Créditos: Foto da logo foi tirada do site do Mercocidades Cooperação Sul Sul

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) está com vários programas em andamento visando proporcionar melhoria de vida e novas oportunidades para as brasilienses. Um destes projeto é o “Brasília, uma Cidade Segura para Mulheres”, o qual foi escolhido para fazer parte da Capacitação de Mercocidades (organização presente nos países do Mercosul e seus associados). Em sua décima quarta edição, a proposta que tem como objetivo mais justiça e acessibilidade ao cidadão. 

O Escritório de Assuntos Internacionais do GDF viabilizou a candidatura inscrevendo o projeto no edital do Programa de Cooperação Sul-Sul. Renata Zuqui, chefe do Escritório, comemorou a conquista. “É gratificante presenciar a valorização de iniciativas que buscam proteção e igualdade para a mulher. No DF existem muitas boas ideias que merecem ganhar asas. Por meio dos editais internacionais conseguimos dar mais visibilidade às nossas ações”.

Originado no quadradinho, a meta do projeto é consolidar a mobilização e a incidência política das mulheres através da ampliação das políticas públicas de gênero para o combate da violência no DF. “Ficamos sabendo da convocatória através do Escritório de Assuntos Internacionais. Decidimos inscrever uma proposta que já estava em nosso planejamento, então entendemos que seria uma oportunidade de inovar”, contou Fernanda Falcomer Menezes, integrante do projeto.

Na visão de Ericka Filippelli, Secretária da pasta responsável pelo plano, o feito engrandece a pauta e o futuro do projeto. “Isso permite inserir o Distrito Federal no debate da implementação de melhores políticas e de melhores práticas, além de apresentar ao Mercosul a nossa proposta de cidade pensada na mobilidade e segurança das mulheres, bem como oferece a chance de torná-la realidade”.

Adaptações em virtude da pandemia

Excepcionalmente, devido a pandemia da Covid-19, a edição da capacitação acontece de forma virtual e vai até o dia 15 de outubro de 2020. No final do evento serão selecionados até três projetos, dos quais os técnicos responsáveis contarão com financiamento para fazer visitas técnicas em uma cidade membro da rede ou em atividades desenvolvidas por Mercocidades no ano de 2021.

Os participantes que cumprirem determinados requisitos poderão comparecer à XXV Reunião de Cúpula de Mercocidades, na cidade de Tandil (Argentina), como espectadores.

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?