A Samsung abriu as inscrições para a 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, seu programa global de cidadania corporativa. Realizado em parceria com o Cenpec no Brasil, o programa tem como objetivo estimular alunos e professores do ensino médio de escolas públicas a desenvolverem soluções com base na abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), aplicando seus conhecimentos para resolver problemas reais em suas comunidades. Além de promover a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, a iniciativa busca fortalecer habilidades essenciais para os jovens.
As inscrições para a edição de 2025 estão abertas até 30 de junho no site oficial do programa. Podem participar equipes de 3 a 5 estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Uma novidade desta edição é que professores de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever como orientadores, desde que acompanhados por um professor parceiro das Ciências da Natureza ou Matemática. Desde a 10ª edição, o programa também permite a formação de grupos com alunos de diferentes turmas, desde que estejam na mesma escola e no mesmo ano.
Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, destaca que o Solve for Tomorrow ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração. O programa incentiva a aprendizagem baseada em projetos, aproximando os alunos do universo da ciência e da pesquisa por meio de mentorias e encontros com especialistas. Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, reforça o compromisso do programa com a inovação e a educação inclusiva, destacando a importância da interdisciplinaridade na formação dos jovens.
No Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow já envolveu mais de 179 mil alunos, 39 mil professores e 7 mil escolas públicas. Em 2024, o programa registrou um aumento de 42% no número de professores inscritos e 10% no número de alunos, além de um crescimento de 37,9% na participação feminina.
Na 11ª edição, os projetos vencedores abordaram temas como sustentabilidade e saúde, incluindo soluções como um filtro para tratamento de água contaminada, uma mão robótica para auxiliar pessoas com dificuldades motoras e óculos de visão computacional para deficientes visuais. Outros projetos destacados foram uma tinta sustentável para placas solares de baixo custo, blocos de papel com biocimento para pavimentação e um equipamento para gerenciamento de medicações.
O cronograma da 12ª edição inclui a fase de inscrições até 30 de junho, seguida de mentorias e seleções até a grande final em dezembro, quando serão anunciados os vencedores. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do programa.