Além de aulas teórica e prática, a iniciativa irá formar rede de jovens agentes culturais com acompanhamento e mentoria por um ano após o encerramento do projeto
Com foco na juventude negra periférica, o projeto “Pretagonistas” chega à Estrutural (DF) oferecendo formação gratuita para 30 jovens de 18 a 29 anos, com ênfase em mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e PcDs. A proposta é capacitá-los para atuar na produção cultural, por meio de oficinas ministradas por profissionais negros e negras das áreas da cultura, comunicação, artes e ativismo social. Entre as oficinas oferecidas, estão: “Erguer a Voz”, com Nádia Nádila; “Afroturismo”, com Aline Karina; “Autoestima Pretagonista”, com Ana Béa; “Elaboração de Projetos”, com Tássia Aguiar, além de outras oficinas que dialogam com identidade, criação e planejamento cultural.
Muito mais que uma formação técnica, o Pretagonistas é uma experiência de fortalecimento identitário e valorização das juventudes periféricas, pautada por uma metodologia afrocentrada, interseccional e afetiva. Ao longo da jornada, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre produção cultural, além de vivências com temas como letramento racial, combate às desigualdades de raça e gênero, autoestima e construção de narrativas próprias.
Ao final da formação teórica de 10 dias, os jovens irão planejar e executar uma experiência cultural gratuita, com 8 horas de programação, 5 atrações artísticas e uma feira criativa com expositores e ambulantes da cidade. O evento marca a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, promovendo visibilidade e inserção real desses novos agentes culturais no circuito do DF.
O ciclo será encerrado com o evento Sankofa, momento simbólico de transição de aprendizes para produtores culturais. Nele, os participantes farão uma apresentação curta e direta, em formato de pitch, sobre os projetos culturais para uma banca composta por profissionais da cena cultural do DF. O encontro contará ainda com convidados especiais, entrega de certificados e um coquetel de celebração.
O Pretagonistas é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), com apoio da Casa Orí Ayô, e realização da Aguiar Conexões Criativas. Todo o processo será registrado em um mini documentário, com estreia prevista no canal da Aguiar Conexões Criativas no YouTube. Para garantir continuidade e impacto a longo prazo, será criada uma Rede de Jovens Agentes Culturais da Estrutural. Durante um ano, os participantes contarão com mentoria, escuta ativa e apoio técnico para seguirem mobilizados e atuantes no setor cultural.
Serviço:
Inscrições: de 9 a 14 de junho
Onde: acesse aqui para as inscrições online: link – inscrições presenciais no local das aulas: quarta-feira (11/06), das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local das aulas: Coletivo da Cidade – Quadra 03 Conjunto 11 Área Especial 02 Setor Norte Cidade Estrutural
Gratuito | Vagas limitadas