Com apoio do MID, Accenture e Fundação Dom Cabral, premiação avaliará casos de empresas consolidadas e nativas digitais. Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro
O Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais recebem investimentos em inovação, segundo o mais recente relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O ecossistema nacional é propício para o desenvolvimento de soluções que ampliem a transformação digital por meio das novas tecnologias. Para reconhecer quais práticas foram as mais inovadoras, o Grupo Innovation Xperience (iX), com o apoio oficial do Movimento Inovação Digital (MID), a Accenture e a Fundação Dom Cabral, anuncia a 2ª edição do Prêmio INOVATIVOS.
Essa abordagem analítica e abrangente garante que toda a estrutura da inovação seja considerada, premiando as iniciativas que melhor atendem aos critérios estabelecidos. Segundo Marcos Carvalho, Diretor Geral do Grupo iX, empresa idealizadora do Prêmio, o propósito da premiação não é só reconhecer, mas também contribuir para o desenvolvimento do tema no País.
“Há diversas premiações no mercado, mas nenhuma é dedicada à inovação aplicada à geração de valor e impacto aos stakeholders através da tecnologia e inovação digital. Com isso, reforçamos nossa autoridade no tema, provendo um legado de boas práticas e aprendizados. Sucesso absoluto no último ano, com mais de 180 empresas inscritas, estamos certos de que a segunda edição trará ainda mais relevância para o ganho da maturidade de aplicação da inovação no contexto econômico brasileiro, fomentando um país cada vez mais competitivo e inovador no âmbito global”, afirma.
Carvalho enaltece ainda que a estrutura do prêmio provê transparência no processo de análise, através do ranqueamento de vencedores por meio da média avaliativa. A tríplice analítica é composta por três perfis de organizações que se complementam: entidade setorial, consultoria global e instituição acadêmica.
A primeira edição do Prêmio, em 2022, contou com uma participação expressiva, com a conquista de mais de 180 inscritos. Destes, 85 casos de inovação digital cumpriram todos os requisitos e avançaram para análise de uma banca composta por renomados especialistas do setor. Após uma criteriosa avaliação, foram selecionados 36 finalistas, representando um grupo diversificado de empresas e startups. Os finalistas foram distribuídos em 12 categorias, que refletem indústrias e setores econômicos relevantes para o mercado atual.
A cerimônia de premiação contou com a presença de importantes organizações do mercado nacional. Entre os vencedores da primeira edição do Prêmio INOVATIVOS, destacam-se: Claro, OLX Brasil, TecBan, dr.consulta, Kavak, Kronoos, Abrasel, Novartis, Basf, CBA, o Governo Federal e NearBee.
Além da celebração dos vencedores e finalistas, a primeira edição do Prêmio INOVATIVOS deixou como um valioso legado para a comunidade empresarial: a “Biblioteca dos Casos Destaque” – disponibilizando, de forma gratuita, reportagens descritivas e infográficos analíticos sobre os casos vencedores e finalistas. A iniciativa pode ser acessada no site oficial do prêmio, sendo uma fonte valiosa de inspiração e orientação para gestores e empreendedores em busca de sucesso na era digital.
Edição 2023
Em 2023, o Prêmio INOVATIVOS retorna para ampliar o sucesso de 2022. Para Vitor Magnani, presidente do MID, a iniciativa é muito mais que um prêmio, mas a construção de legado para o país. “Temos a convicção de que toda empresa precisará ser, no todo ou em parte, digital. Caso contrário, não sobreviverá. Por isso, o MID trabalhará para reconhecer os esforços dessas companhias, e no sentido de estimulá-las para os enfrentamentos dos desafios, que poderão ser superados com a inclusão de tecnologia e inovação.”
Ainda de acordo com Magnani, a expectativa, como entidade do setor, é entregar o melhor levantamento de casos de sucesso em inovação digital para inspirar e nortear tantas empresas que precisam aplicar essas novas metodologias e tecnologias em seus negócios. “O propósito principal é que o prêmio consolide a impulsionamento da cultura da inovação e a busca por soluções digitais criativas em todo o território nacional.”
Parte fundamental no estudo, a Accenture apoia a cultura de inovação e transformação digital no país e vê o prêmio como uma forma relevante de estimular o aprendizado coletivo e compartilhado entre as instituições mais inovadoras do Brasil. Para tal, a consultoria combinou suas experiências em estratégia, transformação digital, inovação e ventures para definir e conduzir a metodologia de avaliação dos casos.
“Acreditamos que inovação digital é uma alavanca estratégica para transformações de negócio que impulsionam o crescimento das organizações e do nosso país. Apoiamos essas transformações e aprendizados como parte do nosso impacto na sociedade brasileira”, afirma Ivan de Souza, líder de Estratégia na Accenture na América Latina.
Segundo o diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Hugo Tadeu, a contribuição da Fundação Dom Cabral consiste na metodologia desenhada especialmente para a análise dos critérios do Prêmio Inovativos. “O acompanhamento de um especialista nosso, como o professor George Jamil durante todas as etapas, nos permite entender este ecossistema de inovação, nos aspectos da gestão e da tecnologia no Brasil, de maneira científica e processual. Com estas informações, podemos aferir que a inovação e o empreendedorismo são, acima de tudo, essenciais para o desenvolvimento de organizações mais produtivas e longevas contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade”, pontua.
Metodologia
Casos de empresas consolidadas e nativas digitais serão avaliados dentre os segmentos mais relevantes de atuação do mercado. Fornecedores de soluções e tecnologias utilizadas nos casos aplicados também serão avaliados e reconhecidos. O estudo e o ranqueamento estarão totalmente centrados em casos práticos de Inovação Digital no país, que visam o compartilhamento de boas práticas e inspirações para o mercado, além de promover o reconhecimento dos melhores casos realizados no último ano.
Os casos que demonstrarem alto impacto e valor gerado serão avaliados por uma curadoria especialista, por meio de metodologia isenta e transparente, aplicadas através de uma tríplice analítica que irão auditar e certificar mutuamente suas visões:
- Entidade setorial (MID)
- Consultoria global (Accenture)
- Instituição Acadêmica (Fundação Dom Cabral)
A metodologia de análise tem como proposta avaliar o impacto e o valor gerado pelos casos submetidos em cinco áreas principais:
- Pioneirismo e Experiência do Cliente – criar e explorar negócios que atendem melhor aos seus clientes, na atuação core, nas adjacências ou em novos modelos de negócio.
- Tecnologia aplicada à Digitalização e Inovação – descobrir, absorver e aplicar tecnologias e inovações digitais em solução de problemas e oportunidades de geração de valor.
- Cultura Organizacional & Pessoas – mudar a forma de trabalhar e mobilizar pessoas sob uma cultura diferente, de inovação, experimentação, agilidade e foco em valor
- Sustentabilidade do Negócio – combinação entre viabilidade econômica, escalabilidade e impactos gerados no mercado e na organização.
- Impactos Estruturais e Socioambientais (ESG) – alinhar propósito e impacto em 360º para acionistas, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade e governança.
Após a fase de pontuação e classificação com base nos pilares acima, as empresas finalistas avançam para análise de uma banca composta por renomados especialistas do setor. Após a consolidação das notas da tríplice e da banca analítica, tem-se as empresas e categorias vencedoras.
A cerimônia de reconhecimento dos casos e das lideranças mais inovadoras será realizada no encerramento da 5ª edição da Innovation Xperience Conference, o mais relevante encontro anual do setor em novembro.
As inscrições já estão abertas e vão até 22 setembro.
Para mais informações, acesse https://inovativos.com.br/