Poeta ou Profeta

Foto: Bob Wolfenson

Todos esses que aí estão

                                         Atravancando meu caminho,

                                                                                 Eles passarão…

                                                                                 Eu passarinho!

                                                                                      Mario Quintana

Na Páscoa fomos visitar Porto Alegre. Sábado, ainda pela manhã, saímos da Zona Sul, percorremos a orla do Guaíba, estacionamos perto da Praça da Matriz e descemos caminhando até a Praça da Alfândega, rumo ao Mercado Público.

O dia estava começando, as calçadas ainda vazias e úmidas. Quando entramos na Rua da Praia senti a brisa do rio e com ela veio a imagem de Mario. Olhei para o miolo da praça e o senti. Ele paira no ar. Está para Porto Alegre assim como Oscar Niemeyer para Brasília, como Vinícius de Moraes para o Rio de Janeiro, e poderia citar outros nomes e lugares.

A vida, no formato que a conhecemos, e a suposta finitude, juntas, se colocam num espaço de dor e angústia. Mas como reclamar depois de tanto? Rita Lee descansou, conviver com a doença é um inferno, talvez um preço, não entendo. Ninguém no mundo merece estar na cama, definhando, disso sou convicta.

Não que seja fácil, mas é necessário dar um significado para a vida como se não dispuséssemos do amanhã. Usufruir do tempo que nos serve, com amor, generosidade e esperança. Rita, Mario, Oscar, Vinicius e alguns outros são exemplos de seres que viveram intensamente e usaram seu tempo para falar daquilo que interessa.

O tal legado é muito maior do que um prédio, uma música ou uma poesia. É um presente para o coletivo, é mostrar o caminho possível em meio ao caos. Sinceramente, morrer não parece um grande problema quando a vida toma ares de penitência. Tudo depende do hospedeiro.

A vida, o tempo, as razões precisam convergir para a construção de um mundo onde possamos nos desenvolver plenamente. E, quem sabe, um dia, fazer parte da imaginação de outras pessoas.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?