fbpx

Planejamento, economia e educação financeira, fatores indispensáveis para se comprar um imóvel em Brasília

apartamento
Foto: Freepik

Conheça o passo a passo para comprar o seu imóvel, de maneira organizada e sem passar perrengues

Comprar um imóvel é, certamente, um dos objetivos mais importantes na vida de alguém. Seja para constituir uma família ou até mesmo conquistar a independência pessoal, investir em algo que é realmente seu pode ser um grande desafio, se você não estiver organizado para este passo. Pelo lado bom, não é só o número de apartamentos à venda em Brasília e outros tipos de imóveis que não para de crescer, no Brasil. Os juros imobiliários também estão passando por uma excelente faze para aqueles que buscam comprar o próprio imóvel. Mas por onde começar? O que é preciso para comprar casa em condomínio ou um terreno para construir? Neste artigo, você confere o passo a passo para a organização financeira, e, consequentemente, a conquista do seu espaço. Acompanhe.

Colocando tudo no papel: Mesmo com a grande variedade de apartamentos à venda, é preciso ter consciência que imóveis possuem um valor de investimento alto e que para comprar um é preciso se planejar. O primeiro passo desta verdadeira jornada é organizar as suas despesas e ganhos. Coloque no papel absolutamente todas as suas contas, assim como o valor que você recebe mensalmente. Desta forma, é muito mais fácil de entender não apenas o fluxo de caixa, mas de estipular limites nos gastos.

Planejamento: Se a sua ideia é ter um imóvel de alto padrão, ainda mais se estivermos falando em comprar casa em condomínio, por exemplo, será preciso muito planejamento para conseguir realizar o seu sonho. É difícil, mas não é impossível. O planejamento requer uma avaliação de todos os seus gastos mensais e, consequentemente, uma comparação aos seus ganhos. Normalmente, quem está procurando por apartamentos à venda, costuma se organizar de forma a conseguir juntar o montante necessário, em médio ou longo prazo, com a ajuda de um bom planejamento financeiro. O ponto, aqui, é que você precisar ter consciência do seu fluxo de caixa para que então consiga realizar os ajustes necessários no seu orçamento.

Economia: Poupar é preciso, e se você está à procura de apartamentos à venda, é necessário. Com o seu planejamento financeiro em mãos, avalie quais gastos podem e devem ser eliminados. Você realmente precisa comprar roupas daquela loja de grife? Realmente precisa pedir delivery de comida todas as noites? Viajar aos finais de semana, sair para beber com os amigos e usar serviços de transporte particulares é uma necessidade insubstituível? Avalie todos os pontos que podem – e devem – ser riscados dos seus gastos, veja como é possível otimizar atividades que envolvam dinheiro e economizar, afinal, estamos falando do seu novo imóvel. Economia é a chave para o sucesso de quem está querendo comprar a própria casa ou apartamento.

Educação financeira: A economia não adianta de nada, se você não conseguir se reeducar, financeiramente falando. Não gaste mais do que você ganha, estipule uma meta mensal que deve ser reservada para a compra do seu imóvel e não se esqueça de que uma reserva financeira para possíveis emergências, neste caso, também é extremamente importante. Aos poucos, você começará a enxergar sua autonomia de outra maneira e passará a reavaliar seus comportamentos de consumo.

Como, quanto e onde poupar: Existem diversas maneiras de poupar dinheiro, a mais comum delas é abrindo uma conta poupança para armazenar o valor arrecadado mensalmente, porém, também é possível fazer investimentos em ações – que podem render mais capital em menos tempo – com a ajuda de um especialista neste mercado. Não existe um valor mínimo, mas, neste caso, o indicado é que você consiga separar por mês, pelo menos 30% do seu rendimento mensal para que em 5 anos, seja possível quitar ao menos o valor da parcela de entrada do seu imóvel.

Comprar casa em condomínio, terreno para construir ou até mesmo um apartamento na planta requer organização, determinação e paciência. Tenha em mente que nenhum patrimônio aparece da noite para o dia e que você está no caminho certo para conquistar o seu imóvel dos sonhos. Se quiser saber mais dicas sobre como se organizar financeiramente ou sobre como funciona o financiamento imobiliário, siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?