Celebrando dois anos de existência, o Pix passou até as operações com cartão em 2022
O Pix caiu no gosto do brasileiro. Implementado há dois anos, o método de pagamento se consolidou como o meio mais usado para realizar pagamentos ou transferências de valores.
O sucesso do meio de pagamento se deve a facilidade e a rapidez, diferente dos métodos concorrentes, o valor transferido fica disponível de forma instantânea e o resultado é comprovado com números.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), até o último dia 30 de setembro foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões.Neste ano, o pix chegou a ultrapassar até as operação dos cartões, em janeiro passou as operações de débito e em fevereiro, ultrapassou as de crédito e assumiu o posto de meio de pagamento mais utilizado no país.
“As transações feitas com o Pix continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.
O meio inovador também contribuiu para trazer novos clientes aos bancos e diminuiu o dinheiro em espécie em circulação. Como afirma o presidente da Febraban, “Também destaco que o Pix foi e continua sendo uma ferramenta fundamental para impulsionar a bancarização e a inclusão financeira no país e, desde o seu lançamento, tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e os altos custos de transporte e logística de cédulas, que totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano”.
Sucesso do Pix e de vendas
Para o fim de ano, com a Black Friday, Copa do Mundo e o Natal, o comércio aposta no Pix para garantir bons negócios. De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 70% dos brasileiros pagam suas compras utilizando o Pix.
“Os varejistas podem tanto no online quanto no físico repassar descontos por meio do Pix, e essa é apenas uma das possibilidades existentes dentro deste campo, voltadas para as datas importantes que acontecem neste fim de ano. O Pix pode ser o grande protagonista das vendas em 2022”, comenta Rogério Albuquerque, head de produtos da Card, empresa de meios de pagamento presente.