
A Semrush, responsável pela pesquisa, entende que a queda da busca pelo termo não significa que o brasileiro não tem interesse pelas promoções, mas que as pessoas estão mais informadas sobre o período de ofertas no comércio
Em cerca de duas semanas, o comércio mundial abrirá as portas para uma das datas mais importante do ano para o setor: a Black Friday. Segundo um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital, as buscas na internet pelo evento de promoções caíram 18.29% no último ano, saindo de 246 mil pesquisas em setembro de 2022 para 201 mil no mesmo período de 2023. No entanto, outra pesquisa chama a atenção: o Google aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras em 24 de novembro e sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5 pontos percentuais no período.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a dualidade dos estudos indica que as pessoas estão mais informadas sobre o evento: “Essa queda não mostra a falta de interesse, mas o conhecimento adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. As pessoas estão mais informadas sobre a data, originalmente norte-americana, mas que já se estabeleceu no calendário nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo período, ‘Black Friday’ somou 135 mil buscas na internet, número 32.84% menor do que no Brasil”.
Além das pesquisas pelo nome do evento, a Semrush também analisou o tráfego dos sites varejistas para entender quais são as categorias que mais interessaram o bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, em setembro de 2023, Turismo foi o nicho que teve o maior número de acessos, com 3.7 milhões de visitas, seguido de Eletrônicos (2.4M) e Esportes & Recreação (2M).
Confira o ranking completo das categorias de sites de e-commerce que mais receberam a visita dos brasileiros em setembro de 2023:
- Turismo (3.7M)
- Eletrônicos (2.4M)
- Esportes & Recreação (2M)
- Roupas (1.3M)
- Casa & Jardim (1.1M)
- Saúde (723 mil)
- Móveis e Itens de Decoração (396 mil)
- Alimentação (209 mil)
- Infantil (121 mil)
“A análise desse tráfego aponta tendências para a Black Friday deste ano. Por ser no mês que antecede o início do verão e das férias escolares, muitas pessoas irão procurar por promoções de passagens e diárias de hotéis. O setor de eletrônicos também chama a atenção, com bastante procura dos brasileiros, assim como os itens esportivos e recreativos”, finaliza Casagrande.