E-book gratuito orienta comerciantes a precificar de maneira correta nesta Black Friday 2023

Claudio Dias, CEO da Magis5. Foto: Divulgação

“Precificação é mais do que o valor financeiro; reflete o valor do negócio”, afirma Claudio Dias, CEO da Magis5

A Magis5, hub de automação e integração, acaba de lançar uma série de e-books destinados aos lojistas de comércio eletrônico que desejam obter sucesso na Black Friday 2023, que começa na semana do dia 25 de novembro, aumentando as vendas, mantendo-se competitivo e elevando a sua base de clientes.

A primeira parte da publicação, disponível gratuitamente, aborda o tema “As estratégias de preços para a Black Friday no E-commerce 2023”. Em 18 páginas, o guia aborda a importância da precificação correta para a data e como fazê-la corretamente, utilizando estratégicas como markup e margem de distribuição. O conteúdo destaca a importância dessa técnica para o comércio eletrônico, já que é muito comum os consumidores compararem preços no digital.

“Geralmente, nessa data de Black Friday, o consumidor já sabe qual produto deseja adquirir. A fase de consideração é com relação à loja que irá comprar. Se sua precificação estiver correta, você se sobressairá dos demais”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5. “A precificação é um dos fatores mais críticos o e-commerce e que não se deve perder a atenção porque é com ele que o empresário consegue ter competitividade de mercado, obter lucro, criar estratégias de marketing e construir a própria marca”, completa.

A precificação é feita com base na concorrência?

A precificação utilizando como base a concorrência é discutida no e-book, porém, o CEO esclarece que essa estratégia é relevante para avaliar o mercado e obter comparações realistas, mas não necessariamente para precificar seus produtos. “Isso porque a tarefa de atribuir valor ao produto deve levar em consideração vários aspectos internos”, comenta.

O e-book destaca algumas técnicas de precificação mais comuns que são o markup, que leva em consideração a realidade da de cada  loja, auxiliando na determinação do lucro total ou o lucro bruto diante de uma venda realizada.

Outra fórmula que o conteúdo aborda é a margem de contribuição. O cálculo mostra quanto cada venda individual contribui para cobrir os custos e gerar lucro para a empresa. A publicação também oferece insights sobre técnicas eficazes de preços para Black Friday, incluindo frete grátis ou reduzido, programas de fidelidade, brindes e ofertas relâmpagos. “Criar ofertas de curta duração com descontos significativos pode gerar um senso de urgência e incentivar os consumidores a agirem rapidamente. A Amazon é um exemplo de e-commerce que sabe explorar muito bem essa estratégia”, resume Dias.

Tecnologia para precificar

Escolher o preço de um produto pode ser encarado como uma estratégia preditiva e, por isso, sua boa ou má aplicação pode resultar na conquista de lucros maiores, ou em vendas frustradas.

Para lidar com o desafio de precificação, considerando diversos custos envolvidos, como taxas de marketplace, embalagem, expedição e preço de custo, a publicação sugere que as empresas adotem tecnologias especializadas.

No caso da Magis5,por exemplo, o hub tem a opção de “precificação automática”, no qual é possível configurar o valor em real do produto ou do anúncio. “Essas tecnologias podem analisar as flutuações do mercado, fatores atenuantes e situações atípicas que podem afetar a distribuição e o valor dos produtos, oferecendo cenários e estratégias para uma colocação inteligente de um plano de ação”, sublinha Claudio.

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