Óleos essenciais para o sistema respiratório no inverno

Foto: Pexels

Os desconfortos respiratórios comuns do inverno, como gripes, resfriados, crises de rinite e sinusite, se tornam mais frequentes com a queda das temperaturas e o aumento da permanência em ambientes fechados. Além dos cuidados tradicionais, a ciência dos aromas oferece alternativas naturais para aliviar os sintomas e fortalecer as defesas do organismo.

Segundo Daiana Petry, aromaterapeuta, naturóloga e especialista em neurociência, alguns óleos essenciais atuam de forma comprovada no sistema respiratório e imunológico, com efeitos que vão muito além do aroma agradável. Ela explica que determinadas moléculas aromáticas têm ação antiviral, sendo que os óleos essenciais são lipofílicos, permeando facilmente as barreiras virais e causando a quebra da parede celular. Além disso, atuam em várias fases da replicação viral. Alguns óleos também possuem ação descongestionante e imunorreguladora.

Entre os óleos essenciais mais benéficos para o sistema respiratório está o Eucalipto Globulus, um dos mais indicados para quadros respiratórios. Ele tem ação analgésica, anti-inflamatória, expectorante, antiviral e mucolítica, aliviando a tosse, dores de cabeça e ajudando a desobstruir as vias nasais, o que promove alívio em casos de rinite e sinusite. Outro óleo eficaz é o Tea Tree (melaleuca), reconhecido por sua potente ação antimicrobiana e imunomoduladora, ativando leucócitos no corpo para combater vírus e influenciar a resposta imune. O Limão Siciliano ou Tahiti também se destaca por sua ação antiviral e anti-inflamatória, além de reduzir a fadiga e tensões causadas por congestão nasal, gripes e resfriados.

Daiana ressalta que alguns óleos essenciais, como os de lavanda, laranja-doce e limão, têm a capacidade de aliviar o estresse, a ansiedade e distúrbios do sono, contribuindo para uma imunidade mais elevada ou para uma recuperação mais rápida. Ela explica que os óleos essenciais atuam não apenas no alívio de sintomas físicos, mas também reduzem o estresse e o desconforto emocional associado às doenças respiratórias.

Quanto ao uso, os óleos essenciais podem ser aplicados de diferentes formas, como inalação direta através de difusor pessoal ou lenço de papel, difusores de ambiente ou massagens com diluição em óleos vegetais no peito ou nas costas. No entanto, a aromaterapeuta reforça que, apesar de ser uma aliada poderosa, a aromaterapia deve ser usada com orientação, pois cada óleo possui indicações, contraindicações e formas corretas de uso.