O Teatro italiano não para: da La Scala de Milão ao San Carlo de Nápoles, concertos e operas “do sofá de casa”

“A música ajuda a não ouvir o silêncio do mundo exterior.” Essa frase, atribuída ao compositor Johann Sebastian Bach, tornou-se o símbolo do teatro que nesses dias luta contra o coronavírus, tentando não parar a cultura. O objetivo é subir ao palco nas casas das pessoas para manter o contato com o público, aguardando para poder reabrir a cortina, quando a emergência terminar. “Teatro digital”, “Stageathome” ou “Ópera no sofá”, são algumas das iniciativas do norte ao sul da Itália que oferecem uma verdadeira temporada diferenciada. Concertos, ópera, prosa e balés para se assistir online ou na televisão. Em alguns casos, a programação é diária.

No site do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais e Turismo italiano é possível encontrar uma lista desses programas virtuais. Abaixo um pequeno guia para se orientar na rica programação em streaming oferecida pelos principais teatros e instituições musicais de ópera italianos:

 

Roma: Teatro dell´Opera, Teatro Eliseo e Accademia de Santa Cecilia

Teatro dell´Opera di Roma propõe em seu site oficial, na seção “teatro digital”, alguns dos espetáculos mais interessantes realizados nos últimos anos (programação aqui). Entre eles, grandes clássicos da ópera lirica, como Tosca, de Giacomo Puccini, e Madama Butterfly, e balé, como Dom Quixote, na reinterpretação assinada por Laurent Hilaire.

“Damos a oportunidade, gratuitamente, de ver obras que nossos espectadores perderam, ou de assistir de novo – explicou o superintendente Carlo Fuortes – “O teatro é acima de tudo uma comunidade de pessoas que nesses momentos difíceis devem continuar unidos, se comunicando”.

Também na capital, o Teatro Eliseo, um dos principais teatros de prosa, publica em streaming em seu site e no Facebook os vídeos completos dos espetáculos produzidos. Entre eles, O discurso do rei de David Seidler e Um tigre de bengala no zoológico de Bagdá.

No que diz respeito aos concertos, a Accademia Santa Cecilia transmite três concertos diferentes, no site e em seus perfis sociais, toda quinta-feira às 19h30, toda sexta-feira às 20h30 e todo sábado às 18h. Os concertos são substituídos a cada semana.

Milano: La Scala, il Piccolo Teatro e l´Elfo

Teatro alla Scala em Milão, graças a um acordo com a Rai, transmitirá 30 concertos no canal Rai5 e no portal web RaiPlay. Todos os dias e durante um mês, até 21 de abril, será apresentado um concerto ou uma ópera. Entre os títulos propostos, estão muitas das estreias das últimas temporadas, dirigidas por Riccardo Chailly.

Entre elas, Giovanna d´arco e Attila, de Verdi, Andrea Chénier, de Giordano, Madama Butterfly, de Puccini. Entre os balés, a Bela Adormecida de Tchaikovsky, com a coreografia de Rudolph Nureyev, e Sonho de uma Noite de Verão, de George Balanchine, com Alessandra Ferri e Roberto Bolle.

Piccolo Teatro, por meio dos canais sociais do teatro (FacebookInstagram e Twitter), compartilha mais de 40 vídeos de concertos, entrevistas com os artistas e insights sobre as produções mais importantes. A iniciativa se chama Piccolo@Home.

Teatro Elfo publica em sua plataforma Vimeo três títulos por semana (às quinta-feiras), focando inicialmente em textos clássicos, começando com Shakespeare, para passar aos monólogos dedicados a grandes poetas e escritores interpretados por atores do teatro.

 

Napoli: Teatro San Carlo: #stageathome

Entre os primeiros teatros italianos a levar o palco para dentro das casas, o Teatro San Carlo de Nápoles, com a hashtag #stageathome, disponibilizou online alguns dos shows das temporadas passadas.

Um compromisso fixo, todos os dias às 20h, acessível pelas redes sociais do teatro. Um programa que varia da ópera ao balé, da Carmen de Bizet ao  Othello de Rossini, da Cinderela de Prokoviev ao Quebra-nozes de Tchaikovsky.

 

Venezia: Teatro La Fenice #iorestoacasa (#euficoemcasa)

Em Veneza, o teatro La Fenice, há pouco ferido pela maré alta do 12 de novembro de 2019, oferece vídeos completos de obras líricas encenadas em seu palco em seu canal no YouTube.

Entre elas, o Don Carlo de Verdi e Dorilla in Tempe, de Vivaldi, Von heute auf morgen de Schoenberg e Semiramide de Gioachino Rossini. Na página inicial do site de La Fenice aparece a seguinte mensagem “Fiquem em casa, nos que vamos visitá-los”.

Também em Veneza sinalizamos “Uma temporada no sofá”, a agenda digital do Teatro Stabile del Veneto, que oferece peças online para todas as idades, de vídeos completos de grandes clássicos da prosa até contos de fadas (aqui a programação).

 

Torino: Teatro Regio #operaonthesofa

O Teatro Regio em Turim espera vocês todos os dias às 18h com o #operaonthesofa, um palco virtual que permite aos fãs de assistir aos ensaios gerais de produções para as temporadas atual e passada, disponibilizadas, ato após ato, graças às filmagens  inéditas.

Entre as óperas, o Nabucco de Verdi, no palco em fevereiro do ano passado sob a direção de Donato Renzetti e Andrea Cigni.

 

De Palermo a Catania “Não deixaremos vocês sem música”

Na Sicília, o Teatro Massimo de Palermo possui uma web TV com uma programação ininterrupta de obras, concertos e shows. Todos os dias, uma iniciativa diferente é proposta no site. “Não deixaremos vocês sem música!”, assegura o superintendente Francesco Giambrone.

Também em Palermo, vale a pena mencionar a iniciativa do Teatro Biondo, que oferece um programa de arte e entretenimento para jovens e idosos no canal do YouTube. Entre as obras disponibilizadas, Viva la vida de Gigi Di Luca com Pamela Villoresi: o espetáculo dedicado a Frida Khalo, que teve que interromper as apresentações logo após a estreia, em 4 de março.

Em Catania, em 19 de março, o Teatro Bellini inaugurou o ciclo “Teatro BELLINI Story” com  a Norma. O ciclo prevê uma coleção de obras, balés e concertos que serão transmitidos ao vivo, no site, às 18h30.

 

Genova: Teatro Carlo Felice

O Teatro Carlo Felice de Gênova oferece concertos, óperas e balés todas as noites, em seus canais sociais, a partir das 20h (aqui o link para streaming).

 

Firenze: Teatro del Maggio Fiorentino

Teatro del Maggio Musicale Fiorentino transmite em streaming algumas das performances de maior sucesso das temporadas passadas. Basta conectar-se à página do Facebook nos dias e horários indicados. A iniciativa foi inaugurada em 14 de março com a Orquestra del Maggio, dirigida por Zubin Mehta.

* Com informações da Embaixada da Itália

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?