Monumentos de Brasília ganham cores para celebrar o orgulho LGBT

LGBT
Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). Foto: Divulgação Brasília Orgulho

As cores do arco-íris celebram o orgulho LGBT, que luta por mais visibilidade e respeito. A ação vai até o dia 9 de julho

Brasília, um museu a céu aberto, está celebrando o orgulho LGBTQIA+. Cartões postais da cidade ganharam as cores do arco-íris até o dia 9 de julho, quando acontece a parada 24ª Parada do Orgulho LGBTS da cidade. 

O Palácio do Planalto, a Biblioteca Nacional e o museu interativo SESI Lab são alguns dos pontos do Plano Piloto que integram o projeto Cidade Orgulho, uma das maiores intervenções artísticas do Brasil. 

A ação faz parte do festival Brasília Orgulho, que oferece 18 atividades desde sábado para celebrar o 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT. Entre as atrações estão um arco-íris de 300 metros quadrados na fachada da Biblioteca Nacional e um ônibus de 12 metros de comprimento totalmente nas cores da bandeira LGBT.

Cada detalhe da proposta foi pensado para que a mensagem de empoderamento de LGBTs e de respeito por parte da sociedade se espalhem tanto pelas redes sociais quanto pelo espaço urbano, explica o co-coordenador do Brasília Orgulho e gerente da intervenção artística Igor Albuquerque. “O Cidade Orgulho tem como proposta tanto fazer as pessoas terem nova experiência com a cidade ao mudar o visual de lugares do dia a dia quanto que se sintam estimuladas a tirar fotos e postá-las nas redes sociais. Assim, nossa mensagem de respeito aos LGBTs e autoestima do segmento chega a milhões de pessoas a cada dia”, explica Igor. O projeto, que está no seu terceiro ano, tem dois prêmios internacionais por inovação concedidos pela Interpride, rede mundial de paradas.

Desde 2021, as ações do Brasília Orgulho são um grande marco para o ativismo não só brasileiro como latinoamericano. O Cidade Orgulho é o primeiro, e até agora único, projeto de intervenção artística urbana LGBT da região. Por meio de iluminação, pintura, adesivagem, decoração e instalação de obras em diversos materiais, o projeto colore de arco-íris espaços públicos da capital federal. Com isso, os espaços públicos são ressignificados e a relação da população com o lugar em que vive também muda. As intervenções foram feitas em sete pontos da cidade:

LGBT
Museu Nacional da República. Foto: Divulgação Brasília Orgulho

Palácio do Planalto:
Intervenção artística histórica. A pedido do Brasília Orgulho, a sede do Poder Executivo federal coloriu-se de arco-íris pela primeira vez.

Biblioteca Nacional:
O prédio colocou na fachada um arco-íris de 300 metros quadrados! A cobertura lateral tem 20 m de largura e 15 m de altura.

Ônibus arco-íris “Alice Bombom, Rainha do Cerrado”:
Brasília ganhou um ônibus de 12 metros de comprimento para homenagear a mais icônica drag queen da capital. A obra, que fica exposta na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, recebe o nome de “Alice Bombom, rainha do Cerrado”.

Museu Nacional:
A rampa exibe adesivo antiderrapante nas cores da bandeira do orgulho. São 56 metros de comprimento e 7 metros de largura.

SESI Lab:
Os 10 postes em frente ao novo SESI Lab se transformaram em cataventos arco-íris de mais de 2 metros de altura. A escolha dos cataventos foi feita por esses objetos envolverem conhecimento de física, área científica abarcada pelo museu.

Escadaria da Torre de TV:
Este ponto já virou um clássico do Cidade Orgulho! Pela terceira vez, a frente dos 27 degraus da escadaria da Torre de TV estão revestidos com adesivo vinílico. É um dos pontos mais instagramáveis do projeto.

Palácio do Buriti:
O prédio do Palácio do Buriti também ganhou iluminação especial. Durante a noite, pode-se ver as cores do arco-íris no prédio que sedia o Poder Executivo do Distrito Federal.

SERVIÇO
Brasília – Cidade Orgulho
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 24 horas por dia
MAPA DO ORGULHO: https://brasiliaorgulho.lgbt/
INSTAGRAM: @brasiliaorgulho

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?