
Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), realiza na próxima quarta-feira, 3 de junho, o 2º Webinário do Ciclo de Capacitação sobre Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI). A iniciativa ocorre em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Conselho das Cidades (Concidades). O evento virtual é gratuito será realizado das 10h às 12h.
O objetivo do encontro é compartilhar boas práticas e fortalecer a capacitação técnica para o planejamento territorial. O debate foca em soluções voltadas para a construção de municípios resilientes, além de abordar a qualidade dos espaços públicos e os atributos técnicos necessários para assegurar ambientes acessíveis.
A programação também detalha os mecanismos de financiamento para projetos urbanos nos municípios brasileiros, com apresentações específicas sobre as regras de funcionamento do Programa Pró-Cidades e da Ação 00SY.
Governança e articulação territorial
O evento conta com a participação de especialistas da área de planejamento. A arquiteta e urbanista Luciana Gill, analista de infraestrutura da SNDUM, aponta que as estruturas institucionais atuais ainda atuam de forma isolada, o que dificulta o enfrentamento de problemas complexos. “A organização das instituições ainda reflete uma lógica de atuação setorial e compartimentalizada, o que fragiliza a resposta a problemas que são, por natureza, interdependentes. Em contraponto, o DUI incentiva soluções articuladas, construídas a partir de uma governança colaborativa entre setor público, iniciativa privada e sociedade civil”, disse a analista.
O arquiteto e urbanista Daniel Montandon, doutor em planejamento urbano, ressalta que o modelo funciona como uma estratégia de articulação para potencializar as diretrizes que os municípios já possuem. “O DUI não é uma panaceia capaz de resolver todos os problemas urbanos dos mais de 5.570 municípios brasileiros, tampouco pretende substituir as políticas urbanas setoriais e os instrumentos de planejamento urbano existentes”, afirmou Montandon.
Segundo o especialista, a finalidade do projeto é “intervir em territórios considerados estratégicos, articulando temas, atores, instrumentos, técnicas e recursos públicos e privados, com o intuito de alcançar melhores resultados urbanísticos, sociais e ambientais, uma melhor qualidade do desenho ou da ‘forma’ urbana, além da racionalização e maximização dos recursos públicos no território”.
Como participar
A transmissão ao vivo ocorre por meio da Iniciativa do Programa Capacidades na Plataforma Redus. Os interessados devem acessar o painel correspondente na aba de eventos da plataforma. O ingresso na sala virtual será liberado 30 minutos antes do início do evento, mediante identificação do nome e do município do participante.




















