Inscrições abertas para “Jovem Cientista”

JOVEM

Estudantes de 13 a 18 anos podem se inscrever até 22 de junho

O Projeto Jovem Cientista, voltado para estudantes do Ensino Médio, está com inscrições abertas até 22 de junho. Criada pela Escola de Física e Matemática Aplicada (EFMat), a iniciativa vem para auxiliar os alunos que desejam ingressar no Ensino Superior.

Os dados Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam uma realidade preocupante: sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em matemática e menos de 4% dos estudantes têm conhecimento adequado nesta disciplina.

Dentro dessa realidade, surgiu o projeto Jovem Cientista que possibilita que os estudantes possam aprofundar o conhecimento nas seguintes áreas: física, matemática,  física experimental, computação, estatística e ciência de dados.

O coordenador do projeto, o professor Felipe Rodrigues, conta que “nossos alunos saem muito atrás do potencial que poderiam alcançar nesses anos de nível básico. Nosso projeto vai oferecer uma oportunidade para que o potencial deles seja alcançado e, ao sair do Ensino Médio, possam não apenas competir internacionalmente, mas possam entrar na universidade preparados para a complexidade das matérias de física, matemática, estatística e ciências de dados”.

A escola, segundo o professor, nasceu de um projeto de extensão da Universidade de Brasília e com um objetivo claro: profundar o conhecimento de alunos do nível básico em física e em matemática, permitindo que eles avancem dentro do conteúdo já aprendido a ponto de se qualificarem para exames e olimpíadas internacionais de sua faixa etária.

“Nosso objetivo de longo prazo é que os alunos participantes possam ingressar na universidade com um conhecimento matemático que lhes permita avançar sem dificuldade pelo curso escolhido”, completa o professor.

Como se inscrever?

Os estudantes interessados devem acessar o link: https://sites.google.com/view/escolafm e para finalizar a inscrição e a e futura participação na prova de seleção, é necessário que o estudante cadastre um e-mail do GMAIL válido e que seja confirmado o cadastro na sala de aula que será utilizada para aplicação do teste. O estudante que não cadastrar um e-mail válido, ou não aceitar o convite para a sala de aula do teste será eliminado da seleção. A sala de aula do teste será criada no Google Classroom, após o final do período de inscrições.

Quem pode se inscrever?

O candidato a uma vaga no Projeto Jovem Cientista precisa ser morador do Distrito Federal ou de regiões próximas. É preciso também ser estudante de alguma instituição de ensino básico ou superior. Os interessados precisam ter entre 13 e 18 anos e precisam ter sido aprovados no processo seletivo para o projeto. Além disso, os alunos precisam ter acesso à Internet e ter tempo para realizar as atividades do projeto.

A prova de seleção para a Escola Avançada de Física e Matemática será disponibilizada dia 1º de julho por meio de um formulário online, que deverá ser preenchido pelo estudante. Neste mesmo formulário, o estudante deverá enviar uma imagem, que poderá ser produzida por qualquer aparelho fotográfico digital, de sua folha de rascunho com um documento de identidade na mesma imagem. A ausência da identificação acarretará a eliminação do candidato. Outras informações estão disponíveis em: https://sites.google.com/view/escolafm

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?