Impostos sobre presentes e itens natalinos podem chegar a 70%

df, feriado, natal, o que abre e fecha no natal, gdf, impostos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre presentes e os alimentos da ceia, os impostos podem variar de 34 a 70%. Então, a poucos dias para o Natal, a recomendação para o consumidor é traçar prioridades de compras

Agora falta pouco para o Natal e neste momento é preciso estar atento às compras para a celebração.  Não só porque o valor pode diferenciar-se de uma loja para outra, mas também para ficar de olho nos impostos embutidos nos itens mais essenciais da ceia e dos presentes mais buscados no momento.

De acordo com a tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), com dados reunidos pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os impostos sobre itens mais buscados entre ceia, decoração e presentes podem chegar a 70% do seu valor final.

Segundo o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a pressa para as compras do final do ano não pode impedir que o consumidor faça as contas e se organize para uma ceia farta, porém econômica. “A data pede uma grande festa e de fato não é possível fugir dos impostos, especialmente sobre os alimentos. No entanto, é fundamental que o consumidor trace prioridades de compras e adquira produtos que realmente tenham valor no que é cobrado”, ressalta.

O painel físico do Impostômetro foi implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico de São Paulo, para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

Confira abaixo os itens mais buscados para a festa de Natal e seus respectivos tributos, segundo o IBPT.

Produtos da ceia

Panetone – 34,63%
Peru/ Chester/Pernil – 29,32%
Vinho nacional – 44,73%
Vinho importado – 59,73%
Champagne – 59,49%
Peixes – 34,48

Decoração

Árvore de Natal – 39,23%
Enfeites de Natal  – 48,02%
Presépio – 35,93%

Presentes

Playstation – 72,18%
Smartphone importado – 68,76%
Brinquedos –  39,70%
Perfume nacional – 69,13%
Perfume importado – 78,99%
Tênis nacional – 44,00%
Tênis importado – 58,59%
Roupas – 34,67%
Relógio – 56,14%

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?