O Governo Federal renovou por mais cinco anos o contrato com a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, assegurando a continuidade do atendimento gratuito e de alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Agora Tem Especialistas. Apenas para 2026, estão previstos 1,7 milhão de exames e terapias e 515,4 mil consultas.
O acordo, que contará com R$ 7,5 bilhões em recursos federais, manterá os serviços em unidades do Pará, Minas Gerais, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Distrito Federal.
“Investimos cada vez mais na parceria com a Rede Sarah por reconhecermos seu papel não só para o SUS, mas também por sua grande referência internacional”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a assinatura.
A rede, que completa 25 anos de integração ao SUS, é reconhecida nacional e internacionalmente na reabilitação neurológica e ortopédica. Desde o início da parceria, o Governo Federal já investiu mais de R$ 11,8 bilhões na instituição.
Em 2025, a Rede Sarah realizou para o SUS:
512 mil consultas
3,6 milhões de procedimentos e ações de reabilitação
1,6 milhão de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia
22,9 mil internações
20,7 mil procedimentos cirúrgicos
A renovação reforça o compromisso do programa Agora Tem Especialistas em ampliar o acesso a cuidados especializados e reduzir as filas de espera no SUS, além de contribuir para a diminuição das desigualdades regionais no acesso à saúde de alta complexidade.
Diretora de Redação e de Editorias do Portal Contexto. Jornalista e Cientista Política de Formação. Comecei minha história no jornalismo online em 2005. Já passei por redação de TV e assessoria de imprensa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.