fbpx

Galette de Rois: tradição francesa na mesa dos brasileiros em 06 de janeiro

Galette
Imagem: Padaria Cardabelle

Já no início de janeiro as vitrines das pâtisseries de Paris se enchem de “galettes de rois”. O nome, como o de tantos produtos culinários franceses, não tem tradução, mas alguns arriscam chamar de “bolo dos reis”.  Ou, misturando  as duas línguas: Galette de Reis! Ele é vendido com uma coroa especial.

EPHIPANIE – Assim como na França, o Brasil celebra o dia de Reis, mas com o nome de “Epiphanie” e marca o momento de guardar os enfeites natalinos. Existe um ritual francês para o consumo. Tradicionalmente, deve-se cortar a Galette no mesmo número de fatias das pessoas presentes enquanto a pessoa mais jovem senta-se embaixo da mesa em que a torta será servida. Após o corte, a pessoa mais jovem escolhe – de forma aleatória – a ordem de quem receberá cada fatia. Nesse ritual, a pessoa que fica embaixo da mesa representa a inocência e justiça do Deus Apollo (Phébe).

REINADO – Uma fava (fève – pequeno boneco / estatueta) é colocada na massa, escondida durante o preparo, e quem encontra a fava é o Rei da Epiphanie, usa a coroa dourada de papelão que acompanha as Galettes e será a pessoa que vai providenciar a próxima torta a ser consumida pela família no ano seguinte. A pessoa que encontrar a fève (estatueta) em seu pedaço é considerada le roi (o rei) ou la reine (a rainha) pelo resto do dia. Além disso, “algumas famílias cortam uma fatia extra da Galette, que se chama de ‘parte do pobre’ ou ‘a do Bom Deus’, reservada para visitantes inesperados”, explica Benoît.

A Galette de Reis é  tradicionalmente consumido no dia 06 de janeiro – Dia de Reis –  e no restante do mês, a torta de massa folhada, um dos mais longevos e famosos produtos da pâtisserie francesa, simboliza os presentes ofertados a Jesus pelos três reis magos. Com uma demanda específica para o período, a recomendação é encomendar para garantir, pois a produção costuma ser limitada e tem alta procura.

Onde encontrar:

Em Brasília-DF o Mestre Padeiro Benoît Rataboul  da Padaria Cardabelle  com loja na 403 Norte executa a receita de tradição francesa, que é feita de massa folhada e creme de amêndoas. As Galettes estão disponíveis na loja em dois tamanhos: a grande – que custa R$ 65,00 – e a pequena – no valor de R$ 35,00. Para Benoît, servir a Galette para as famílias brasileiras tem um sabor a mais: “é uma tradição que sempre é celebrada nas casas de meu país, no dia de Reis” e por isso também os dois tamanhos, “para atender famílias maiores, fazemos a grande, que serve de 6 a 8 pessoas, e a versão menor, que atende bem de 3 a 4 pessoas. Telefones para Encomenda:  61 3033-6684 / 61 9226-5084

Você sabe onde mais é possível encomendar esta delícia pelo Brasil? Conta pra gente nas nossas redes ou pelo botão do whatsapp nesta página!

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?