Exposição “Os filhotes aprendem a nadar” realiza roda de conversa sobre fotografia e vida íntima no Guará

A exposição “Os filhotes aprendem a nadar”, de Ana Luiza Meneses, chega ao seu segundo momento formativo com a roda de conversa “Fotografia e vida íntima”, marcada para o dia 11 de outubro (sábado), das 15h às 19h, na Galeria A Pilastra, no Guará (DF). A atividade é gratuita e aberta ao público.

Mediado pelos curadores Elisa Freitas e Silvino Mendonça, o encontro reúne Ana Luiza Meneses, Bella Montiel, Diego Bressani e Gu Da Cei para um bate-papo entre fotografia contemporânea e o íntimo. A proposta é discutir o processo criativo de cada artista e como ele se relaciona com intimidades, cotidianos, memória, além dos mecanismos estéticos do próprio suporte, dentro da sua capacidade técnica e poética, indo muito além do registro jornalístico ou comercial.

Para Ana Luiza Meneses, artista que idealizou a roda de conversa, ela é a síntese do espírito colaborativo que permeia todo o projeto. “Um dos objetivos centrais de Os Filhotes Aprendem a Nadar sempre foi criar pontes entre artistas. Não é só uma exposição minha, ela existe graças a muitas colaborações. Por isso, essa roda de conversa sobre fotografia e intimidade é o arremate de tudo: uma oportunidade de reunir pessoas que admiro, aqui no Guará, onde eu moro e trabalho”, afirma Ana, ao enfatizar o quão especial é trazer esses convidados para o diálogo.

Segundo os curadores Elisa Freitas e Silvino Mendonça, a conversa é uma oportunidade de conhecer de perto os processos criativos de artistas visuais do DF. “A ideia é debater sobre como diferentes formas de registro da vida cotidiana se atravessam. As pessoas que convidamos fazem uso da fotografia não apenas para documentar as suas intimidades, mas para criar imagens que tratam de temas como amizade, parentalidade, sexualidade, direito à cidade, entre outros”, reforça Elisa.

“Outro interesse da conversa são as fronteiras entre o documental e o performático, o ficcional. Afinal, estamos no contexto de uma exposição que parte da fotografia para a criação artística”, enfatiza Silvino sobre a importância não só da roda de conversa, mas da exposição como um todo.

“Cada artista convidado possui uma relação com a fotografia muito diferente do outro e vai ser muito interessante fazer parte dessa costura de vivências e opiniões. É um momento para trocar ideias e todo público é bem-vindo para agregar no debate e prestigiar a exposição que está caminhando para o final”, conclui Ana.

Exposição em cartaz até outubro

Além da programação formativa, a mostra “Os filhotes aprendem a nadar” segue aberta ao público na Galeria A Pilastra, no Guará, até o dia 16 de outubro. Reunindo fotografias analógicas em 35mm e uma instalação em Super 8, a exposição explora temas como corpo, memória e pertencimento, com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos.

O projeto, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF), transforma a galeria em ponto de encontro entre artistas e público, afirmando a fotografia como linguagem plástica e crítica.

Serviço

Roda de conversa: “Fotografia e vida íntima”

Data: 11/10 (sábado)
Horário: 15h às 19h
Local: Galeria A Pilastra — QE 40, Rua 9, Lote 8, Guará (DF)
Entrada gratuita
Mediação: Elisa Freitas e Silvino Mendonça
Convidados: Ana Luiza Meneses, Bella Montiel, Diego Bressani, Gu Da Cei