Estudo relaciona a adoção da inteligência artificial com o crescimento do PIB

Tecnologia pode adicionar 4,2 pontos percentuais ao PIB do Brasil até 2030

Quando se fala sobre inteligência artificial (IA), parece que se trata de uma tecnologia distante, algo visto no cinema ou apenas nas grandes empresas. No entanto, essa tecnologia está cada vez mais perto das pessoas, podendo ser encontrada nos assistentes dos aplicativos financeiros ou em outras soluções digitais. Vale lembrar que a IA deu vida a Alexa, a assistente virtual da Amazon, e possibilitou que veículos, carros e até caminhões, dispensassem motoristas reais e se tornassem autônomos.

A Inteligência Artificial reúne um conjunto de inovações; redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizagem. Dessa forma, a IA pode ser entendida como a capacidade da tecnologia de resolver problemas de forma inteligente.

Dado o potencial do uso da IA na transformação das sociedades, a Microsoft requisitou uma pesquisa para a consultoria americana FrontierView. Com o nome: ” A Inteligência Artificial na era da COVID-19; otimizando o papel da IA na geração de empregos e crescimento econômico na América Latina”, o estudo analisou os seguintes aspectos: economia, produtividade e empregos.

“A Inteligência Artificial tem um imenso potencial de transformar os negócios e a nossa sociedade, mas para se beneficiar dessas oportunidades, precisamos garantir que ela seja conduzida de maneira ética, responsável e que seja acessível a todos. Por isso, a Microsoft segue firme em seu compromisso de democratizar o uso da IA, em entender seus impactos e garantir que as pessoas estejam preparadas para fazer uso dessa tecnologia”, diz Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

Inteligência Artificial

A partir da análise foi possível construir cenários e de acordo com a pesquisa, o Brasil poderá ter benefícios importantes. Para isto é importante que o país amplie o uso da IA até o ano de 2030. O gráfico acima traz o comparativo entre os países latinos e os efeitos do uso mínimo e máximo da tecnologia. Os números ainda apontam México e Brasil com a maior taxa de crescimento econômico e a Argentina apresentaria o menor crescimento.

Nos dois cenários desenhados pela pesquisa, o Brasil teria um aumento no Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro cenário, o Brasil poderá ter um aumento de 1,8 pontos percentuais. Já no segundo, a economia poderá ver o PIB ter um acréscimo de 4,2 pontos percentuais.

A adoção da IA não pode ser limitar a automatizar tarefa ou substituir colaboradores, a pesquisa aponta que o país precisaria expandir as operações da empresas e assim, novos postos de trabalho serão criados.

Inteligência Artificial

Cenário da Covid-19

A pandemia do novo coronavírus impactou as economias de todo o mundo. Governos e empresas precisaram adotar medidas para contornar a crise. Ao olhar para as ações de países, é possível verificar Estados que aprovaram pacotes de austeridade, como foi o caso da Argentina ou ainda,  como aconteceu no Brasil, a criação do programa de transferência de renda, o auxílio emergencial. 

As empresas entenderam que era necessário acelerar a transformação digital e ao migrar para o universo online, muitos tiveram resultados positivos. A FrontierView destaca que as vendas em e-commerce dobraram, de abril a agosto, em comparação ao mesmo período de tempo de 2019.

O comércio eletrônico deve se manter em alta e a IA pode otimizar as vendas. A consultoria americana acredita que as lojas online foram a melhor alternativa para o comércio durante a pandemia da Covid-19.

Retomada da economia

O estudo ainda afirma que a IA pode ser a melhor aliada na recuperação econômica do Brasil. Isto porque a inovação pode representar: redução de custos, aumento na arrecadação de impostos, além de estimular a liberação de crédito. A tecnologia ainda pode ajudar no combate à evasão fiscal, por exemplo, a IA pode auxiliar inspetores fiscais com a utilização de ferramentas para identificar comportamentos fraudulentos.

“Nossa pesquisa aponta que Inteligência Artificial pode ser um impulsionador da retomada econômica do Brasil após a pandemia da Covid-19. Com as estratégias e investimentos certos o país pode elevar seu crescimento econômico e aumentar a produtividade da população”, afirma Pablo Gonzalez Alonso, diretor de Pesquisa da América Latina na FrontierView.

A IA poderá acelerar a formalização do trabalhador informal por meio de plataformas digitais. Com isso, o país teria um aumento da base tributária e melhoria na arrecadação de impostos. O trabalho informal no Brasil ainda é uma preocupação. Como apontam os dados do IBGE, a taxa de informalidade no trimestre encerrado em agosto foi de 38%, o que equivale a 31 milhões de trabalhadores que atuam por conta própria ou que não têm carteira assinada.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?