O prestigiado espetáculo Volver a Leticia estará em cartaz em Brasília, para uma curta temporada, antes de embarcar para a Cidade do México e Viena, capital da Áustria
A peça, que se passa em Leticia, cidade na Amazônia colombiana, onde o renomado ator e diretor, Tullio Guimarães, viveu até os 11 anos de idade, será apresentada no Espaço Cultural Casa dos Quatro, na 708 norte, de 31 de março a 2 de abril. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Sympla. A meia entrada é R$ 20,00, com doação de 1 kg de alimento não perecível.
O enredo conta a história dos infernos e paraísos de Túlio, que vão desde as lembranças da selva, a volta para o Brasil, a descoberta da sexualidade, a luta pela dignidade LGBTQIAP+, a formação teatral com Dulcina de Moraes, os amores e as desilusões.
Segundo Alexandre Ribondi, um dos diretores da obra, essa é a peça dele menos dedicada à palavra. “Tullio tem um impressionante domínio do corpo e sabe falar com as mãos, as pernas e os olhos. E isso me impressionou muito”, explica.
Os espectadores de Volver a Leticia compartilharão, ainda, de um momento especial. As apresentações irão comemorar os 35 anos de Tullio Guimarães. “Será uma oportunidade para relembrar as tentativas de dar aulas para crianças, a paixão pela técnica Butoh, do teatro japonês, a profunda admiração que tenho pela atriz brasileira Dulcina de Moraes, fundadora em Brasília da Faculdade Dulcina. Será um espetáculo dedicado à plasticidade, às cores e à grandeza do corpo como manifestação artística”, destaca Guimarães.
Outra importante celebração é a participação do espetáculo nos 50 anos do Centro Libre de Experimentación Teatral y Artística (CLETA), um festival de teatro realizado na capital mexicana, em maio, com o apoio da deputada Érika Kokay e o patrocínio do Sindicato dos Bancários do DF. A produção também foi convidada a participar do Vienna Butoh Art Festival em Viena, na Áustria, em dezembro deste ano.