fbpx

[Empreendendo com Galvão] O seu colega da firma, vai ser um robô?

Os cenários de desemprego em massa te assustam? Você tem medo de ser substituído por uma máquina? Essas são perguntas recorrentes na vida das pessoas.

De acordo com o World Economic Forum 65% das crianças e jovens exercerão profissões que ainda não existem. Até pouco tempo atrás, na escola muito se falava: eu quero ser policial, eu quero ser doutor, eu quero ser médico e etc… Hoje em dia os jovens não sabem o que irão fazer, obviamente com um cenário tão complexo de mudança como esse, isso vai ser cada vez mais comum.

O que estamos fazendo por exemplo com aquele profissional que só carimba processos? Seria um absurdo o trabalho mecânico que ele desenvolve ser tão facilmente automatizado? Será que ele se sente feliz em trabalhar com isso? Ou será que estamos limitando a capacidade intelectual que ele poderia desenvolver em uma outra função que o faria mais feliz? Existem vários fatores que determinam o porquê da profissão de cada ser humano, e isso já vem desde os exemplos dos pais.

Pelo que estudei em alguns cursos que fiz, vejo que todo e qualquer emprego que exija apenas da força mecânica do homem, existe sérias chances de serem substituídos pela máquina. Tudo aquilo que exige muito esforço com pouco intelecto, deixa que a máquina resolve. Temos que desde já nos prepararmos para desenvolvermos várias profissões, eu mesmo até hoje não sei qual é a minha. Sei de tudo um pouco.

Profissão única não existe mais, estude as suas habilidades e vocações, novos empregos surgirão. O cenário assusta, mas também nos deixa otimista, será o fim do trabalho DESAGRADÁVEL?

Sabe aquele emprego chato que você já fez um dia? Você recomendaria ele pra alguma pessoa? Te deu gastura? Nossa, nem me fale, comigo já aconteceu algumas vezes. Deixa as máquinas fazerem os trabalhos braçais e a gente os intelectuais.

Cada vez vai ser mais comum as empresas serem mais lucrativas e isso resulta em que? Novas empresas, novas pesquisas sendo financiadas e…. NOVOS EMPREGOS SURGIRÃO! Outra coisa que tiraremos de proveito é a rotatividade que podemos ter, vejo tantas pessoas reclamando que estão 05 anos em um emprego, que já não tem mais o que fazer, não são mais felizes. Olha o tanto de oportunidade que vai surgir no mercado, você tem que se capacitar para virar um uma pessoa multifuncional.

Então, quando me perguntam, a máquina vai prejudicar milhares de empregos no mundo? Eu respondo que sim, mas graças a ela, novos empregos surgirão! Eu sou otimista com a tecnologia avançando cada vez mais.

Tem empresas que eu já vi no Brasil que substituíram por completo o atendimento humano, ou seja, não trabalha ninguém na loja. Isso de fato eu não concordo, acho que tem que mesclar, todo empresário tem que saber utilizar a tecnologia a favor da felicidade econômica da empresa, porém dar oportunidades para os colaboradores serem mais felizes também. Eu não utilizo o serviço de uma empresa como essa, que só pensa no retorno financeiro 100%.

Se você estuda para melhorar o seu intelecto, você está muito bem encaminhado para o futuro, e como já disse Murilo Gun, a maior habilidade do ser humano é SER HUMANO.

Sigam o autor no insta: @galvãoconecta

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?