Dupla Paludo e Dirani lidera treino livre dos 500 km da Porsche Cup

cup
Carro do time de Sadak Leite e Fábio Carbone. Foto: Luca Bassani

Treino livre da Challenge tem como destaque dupla do carro #66, formada por Sadak Leite e Fabio Carbone

A jornada de abertura da etapa final da Porsche Cup C6 Bank Mastercard começou animada em Interlagos, com os carros registrando tempos muito próximos desde os treinos opcionais. A quinta-feira teve uma sessão livre para cada classe e mais um treino noturno com os carros da Carrera e da Challenge percorrendo simultaneamente o autódromo de Interlagos.

No fim do dia, prevaleceu a dupla do #7, formada por Miguel Paludo e Dennis Dirani. O carro cravou 1:36.604 em sua melhor passagem, no treino da tarde.

Completaram o top5 o #888 (Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira), o #99 (Jeff Giassi e Nicolas Costa), o #73 (Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias) e o #88 (Georgios Frangulis e Cesar Ramos).

A sessão da Carrera registrou nada menos que dez carros dentro do mesmo segundo, com 18 dos 20 participantes da sessão separados por 1.985s.

A seguir aceleraram os carros da classe Challenge, com liderança do #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com 1:39.074. A sessão dos carros da geração 991.2 teve cinco dos nove inscritos dentro do mesmo segundo.

No treino noturno, com oito carros dentro do mesmo segundo, a liderança ficou com o #9, de Edu Guedes, Carlos Ambrosio e Caio Collet, com a marca de 1:37.007.

A jornada de 500 km em São Paulo vai definir neste sábado os seis títulos em jogo no Porsche Endurance Challenge. A programação de sexta determina mais um treino livre e o quali, que vai apurar o grid de largada pela média entre os tempos dos pilotos de maior e menor BoP (Balance of Performance) de cada carro.

Nesta etapa, o regulamento prevê tripulações de duplas ou trios –e o grid vem recheado de estrelas. São 30 carros inscritos, com 72 pilotos confirmados. Além das estrelas do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, competem pilotos de destaque com passagem bem-sucedida por diversas categorias como F1, Indycar, Mundial de GT da FIA, Stock Car etc.

O regulamento do Endurance Challenge em 2022 foi aprimorado, para garantir imprevisibilidade e alta competitividade durante todo ano. As regras do BoP (Balance of Performance) equalizam os carros com lastros distribuídos de acordo com o repertório e idade dos pilotos e determinam também deduções de tempo nas paradas obrigatórias para revezamento dos pilotos.

Outra grande novidade do ano foi a introdução de pontuação no meio das corridas, conforme a posição de cada carro ao término do primeiro segmento. Isso movimentou muito as duas primeiras provas, em Termas de Río Hondo e Goiânia –e promete gerar mais trabalho ainda para os estrategistas de cada tripulação, uma vez que o regulamento impõe descarte de um dos seis segmentos do ano para a definição do ranking final na tabela de pontuação.

As alternativas na pista e fora dela portanto, são inúmeras. No melhor estilo das grandes corridas de longa duração, a etapa final de 500 km deixa a critério de cada carro a ordem dos revezamentos de pilotagem e o momento das paradas obrigatórias.

A prova de 500 km tem largada marcada para 15h de sábado, com transmissão ao vivo na íntegra pelo Sportv 3, flashes ao vivo na Band e transmissão na íntegra pelos canais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em mídias sociais.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?