Doe sangue nesta semana pré-carnaval

A Fundação Hemocentro de Brasília faz o convite aos moradores da capital e do entorno para que, antes de viajar e aproveitar os dias de folia, doe sangue. O reforço na doação de sangue, nesta época do ano, é fundamental para manter as unidades de saúde abastecidas. Durante o período de Carnaval os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue. Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas em todo o país, e as viagens que ocorrem por conta do feriado prolongado.

Como é vedada a comercialização de sangue (Lei 10.205, de 23 de março de 2001), a única forma de manter os estoques nos hemocentros, dentro do padrão desejado, é pela solidariedade dos doadores voluntários. Durante todo o ano, o Ministério da Saúde incentiva a doação de sangue. Entretanto, no período carnavalesco, é normal o aumento do pedido de bolsas de sangue por parte dos postos de coleta de sangue, muitas vezes devido ao aumento da ingestão de álcool, de acidentes de trânsito e da violência urbana.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemocentro de Brasília.

Recomendações para quem deseja doar:

Não doe em jejum;

Faça repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;

Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas); mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas e as pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual – sem uso de preservativo – não podem doar sangue.

O Hemocentro funcionará em horário diferenciado durante o período de folia, atente-se aos horários e não deixe que o essencial falte nesse carnaval. Mais informações no site da Fundação Hemocentro de Brasília.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?