fbpx

DF: Exposição fotográfica Brasil Krahô

Brasil Krahô é o trabalho do fotojornalista Leopoldo Silva. A exposição fica aberta a visitação de 5 de maio até 12 de junho

A partir de 5 de maio, o Memorial dos Povos Indígenas recebe a exposição fotográfica Brasil Krahô – Filhos do Cerrado do fotojornalista Leopoldo Silva. O trabalho, que conta com 75 fotografias inéditas realizadas entre os anos de 2010 e 2018, traz elementos da cultura indígena e fortalece a existência de povos originários.

O trabalho do fotógrafo foi acompanhar de perto a comunidade Krahô, que vive no nordeste do estado do Tocantins, na Amazônia Legal do Brasil, na Terra Indígena Kraholândia, em uma área de cerrado preservado. Com cerca de 3.000 pessoas dispostas em 25 aldeias, praticam o extrativismo, a agricultura familiar e, principalmente, enaltecem a própria cultura. Como herdeiros de culturas milenares, defendem a natureza viva, nativa e soberana.

As imagens revelam o dia a dia, as festas, as comemorações, tradições culturais, e também traços da personalidade desse povo. As lentes trazem um olhar íntimo da convivência da comunidade. Um dos aspectos retratados são os mais elaborados rituais e manifestações artísticas dos Krahô como canto vocal, utilização de instrumentos percussivos, elaboração adornos e utensílios com o uso da palha de buriti, sementes e miçangas, a prática de esportes e atividades físicas como a corrida de toras. Além dos momentos de preparo de alimentos, cortes de cabelo e ritos de passagem da comunidade.

Serviço
Exposição fotográfica Brasil Krahô – Filhos do Cerrado

De 5 de maio a 12 de junho
De terça a domingo das 9h às 17h
Local: Memorial dos Povos Indígenas
Entrada gratuita
Saiba mais:  https://www.expobrasilkraho.com.br/

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: