DF conclui formação de professores para prevenção da violência escolar

Foto: divulgação

Curso de 60 horas capacitou profissionais do Plano Piloto e Paranoá para atuar na gestão de incidentes nas escolas públicas do DF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) concluiu, nesta terça-feira (9), a formação de professores no curso Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz. A capacitação, promovida na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), é parte das estratégias do GDF para prevenir a violência nas escolas e fortalecer o acolhimento e a resposta a situações de risco.

O curso, desenvolvido pelo Instituto Desponta Brasil, teve carga horária de 60 horas — sendo 24 horas a distância e 36 presenciais. Entre os temas abordados estavam a identificação de sinais de risco, protocolos de ação (como lockdown, evacuação e comunicação de crise), estudos de caso e simulações práticas.

Formação com foco na realidade das escolas públicas

Os formadores Alexandre Costa Oliveira e Rommel Nascimento, especialistas em gestão de incidentes, destacaram o caráter colaborativo do curso.

“Aprendemos muito com os professores. Os relatos trazem desafios reais e ajudam a ajustar o curso à prática escolar”, ressaltou Alexandre.

Já Rommel frisou o impacto da troca de experiências:

“As vivências compartilhadas enriquecem as simulações e aproximam o conteúdo do cotidiano das escolas. O curso evolui porque nasce da ponta.”

Mudança de postura e atenção ao espaço escolar

Entre os participantes, a percepção foi unânime sobre a importância da formação. O professor Osmany Miranda, com 25 anos de atuação no Plano Piloto, destacou que o treinamento supre uma lacuna histórica:

“Não tínhamos preparo para agir diante de incidentes. Nossas escolas têm salas fechadas, prédios antigos e muitos estudantes com necessidades específicas. O treinamento é essencial para que qualquer profissional saiba como agir em situações de risco.”

No Paranoá, a diretora Juceia Guimarães relatou que o curso trouxe uma nova atenção ao espaço escolar:

“Começamos a observar onde estão os extintores, as rotas de entrada e saída das crianças. Também passamos a conversar mais entre nós sobre o que aprendemos, atentos a coisas que antes nem percebíamos.”

Professores serão multiplicadores do conhecimento

Com a conclusão da formação, os professores capacitados passam a atuar como multiplicadores. Eles irão colaborar na atualização de protocolos internos, na organização de simulações práticas e na comunicação preventiva com estudantes, servidores e famílias. A iniciativa é parte de um esforço contínuo do GDF para fortalecer a cultura de paz nas escolas públicas do Distrito Federal.