Capital supera aplicação de doses de 2022 e 2023 com estratégias inovadoras para imunização da população
A vacinação tem sido um dos pilares mais importantes para a saúde pública no Distrito Federal, e os resultados alcançados em 2024 são prova disso. Dados parciais da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) mostram que, de janeiro a agosto, a capital atingiu os maiores índices de cobertura vacinal dos últimos três anos. Este avanço contempla todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, superando os percentuais registrados em 2022 e 2023.
Entre os destaques está a vacina Meningo C, que protege contra meningite e meningococcemia. Neste ano, o imunizante alcançou 100% de cobertura entre o público-alvo, ultrapassando as marcas de 86% em 2023 e 81,5% em 2022. A vacina contra rotavírus, responsável por prevenir uma das principais causas de diarreia grave em crianças, também registrou avanço, com uma cobertura de 89,6% até agosto, frente a 86,1% em 2023 e 80,1% no ano anterior.
DF se mantém acima da média nacional
Outro destaque é a vacinação contra a tuberculose por meio da BCG, aplicada em recém-nascidos nas maternidades públicas e unidades do IgesDF. Essa iniciativa é resultado de uma política implementada há quatro anos, que tem garantido acesso fácil e rápido à imunização desde as primeiras horas de vida.
Deivid Romulo da Silva, morador do Cruzeiro, levou a pequena Sara Gabriela, de apenas três dias, para se vacinar na UBS 1 do bairro. “É muito importante estar com as vacinas em dia para proteger ela. Ter um serviço tão importante e gratuito ao lado de casa é excelente”, elogiou.
Já o aposentado Luís Alberto Santana, 65, destacou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Sempre que posso, venho tomar as vacinas para me proteger. Prevenir é o melhor remédio”, afirmou ele, enquanto mostrava orgulhoso seu cartão de vacinação atualizado.
Estratégias que fazem a diferença
O avanço expressivo nos índices de vacinação é resultado de ações estratégicas do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre as iniciativas, destacam-se: Ampliação do horário das UBS’s, vacinação em escolas e ações itinerantes; e campanhas em locais de grande circulação e áreas de difícil acesso.
“Os indicadores refletem que as estratégias adotadas estão funcionando. Estamos indo a supermercados, parques e escolas para facilitar o acesso às vacinas e recuperar nossas coberturas vacinais”, explicou Tereza Luíza Pereira, gerente da Rede de Frio da SES-DF. A Rede de Frio é responsável por receber, armazenar e garantir a qualidade das vacinas no DF.
Vacinação: um compromisso para todos
O Calendário Nacional de Vacinação contempla imunizantes desde o nascimento até a terceira idade, incluindo vacinas como Covid-19, Febre Amarela, Varicela e HPV4, todas disponíveis gratuitamente nas UBSs.
Não é necessário ter a caderneta de vacinação em mãos para ser vacinado. Em casos de perda do documento, o histórico pode ser recuperado na unidade onde as doses foram aplicadas, e um novo cartão será emitido.
Os locais de vacinação e os imunizantes disponíveis podem ser consultados no site oficial da SES-DF.