fbpx

Confiança na Indústria apresenta maior índice desde fevereiro

indústria
Linha de produção da fabrica New Holland, em Curitiba. Foto de 2015 de Ricardo Almeida / ANPr / Fotos Públicas

Resultado sinaliza melhora no ambiente de negócios e avanço de projetos importantes, segundo especialistas

Desde fevereiro de 2021, o mercado industrial não sentia avanços significativos no índice de Confiança, mas segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o mês de junho finaliza com um avanço de 3,4 pontos, totalizando 107,6  em uma escala de até 200 pontos, no Índice de Confiança na Indústria (ICI), se comparado com o final do mês de maio, quando o percentual estava em 103,6. Esse é o maior nível nos últimos quatro meses, quando o ICI era de 107,9  pontos.

O crescimento da confiança é decorrente da avaliação positiva dos empresários em relação ao mercado e a perspectiva de melhora para os próximos meses. Por isso, o Índice de Situação Atual obteve um aumento de 1,8 ponto, gerando um resultado de 111,3 pontos, quebrando uma sequência de cinco quedas consecutivas.

Também houve crescimento de 5,0 pontos no Índice de Expectativas, que chegou a 104,0  pontos, o segundo ganho consecutivo após quatro meses de queda. Segundo a estimativa traçada pela Sondagem da Indústria, junho também teve alta de 1,6 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), atingindo 79,4%, o maior número desde janeiro (79,9%).

“A indústria tem grande relevância para a economia, já que representa uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e vem ajudando o País a superar a mais grave crise sanitária, econômica e social que já vivenciamos. Esses dados sinalizam que há uma perspectiva positiva no longo prazo, embora ainda estejamos enfrentando muitos desafios gerados pela Covid-19” comenta Paulo Castelo Branco, economista e presidente executivo da  Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI).

O economista sinaliza que o aumento no índice de confiança na indústria é fator extremamente significativo, já que sinaliza a retomada da economia brasileira e acredita que os dados positivos também foram impactados pelos últimos indicadores e acontecimentos divulgados, como a previsão de crescimento do ́PIB brasileiro, a queda acentuada do dólar e o avanço do processo de vacinação no país.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?