Conhecer a si mesmo é a melhor opção para vivenciar as tensões do período

A quinzena começa com a chegada de Mercúrio ao signo de Escorpião hoje (28/09) e pede um mergulho interno a fim de compreender as próprias motivações, desejos, necessidades emocionais e pulsões. Estamos lutando por aquilo que nos motiva, ou seguimos num movimento de inércia rumo a objetivos que não fazem mais sentido?

Pensar, comunicar e aprender sobre as próprias motivações é, talvez, uma das coisas mais difíceis para qualquer ser humano e não à toa religiões, filosofias espirituais e tantos livros de auto-ajuda e técnicas de autoconhecimento têm sido desenvolvidos ao longo dos tempos. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” é a inscrição do Oráculo de Delfos, da Grécia Antiga, que bem poderia ser o lema do Mercúrio escorpiano.

Ação e satisfação

Para que consigamos aproveitar ainda melhor o período, o céu nos brinda com um belíssimo trígono entre Marte em Áries e Vênus em Leão na terça-feira (29/09). Ações e afetos estão fluindo bem e podem nos levar a iniciativas que atendam aos nossos anseios mais pessoais e intransferíveis. Há energia disponível para que façamos aquilo que satisfaz ao nosso ser mais íntimo. E se não conseguimos brilhar por meio de nossas ações, provavelmente é a hora de modificá-las para ter mais prazer na vida.

Como se não bastasse tanta profundidade emocional, a energia densa dos planetas em Capricórnio está no ar e contribui para o mergulho no inconsciente. Saturno fica direto e faz uma quadratura com Marte amanhã (29/09). Tudo aquilo que estamos estruturando desde o início do ano pode, enfim, começar a sair do papel, caso consigamos achar formas mais saudáveis de agir. Do contrário, continuaremos trocando os pés pelas mãos, sem sair do lugar.

Sacudida Lunar

No dia 2 de outubro, a Lua Cheia em Áries é mais um chute que levamos. “E aí? Vai fazer ou tá difícil? Tá esperando o que, afinal?”, pode muito bem ser a mensagem dela. Com a ajuda de Mercúrio, podemos descobrir o que realmente nos faz bem daquilo que está nos prejudicando emocionalmente, e então desenvolver estratégias de ação mais razoáveis e efetivas.

Um dia depois (03/09), Vênus chega ao pragmático signo de Virgem para nos fazer ver o óbvio e descobrir maneiras interessantes de colocar nossos desejos e afetos em funcionamento. Buscar o que queremos, sim, desde que isso seja adequado, saudável e possa nos tirar da zona de conforto para o aprendizado do momento.

Estratégias de aprendizagem

A partir do dia 1º de outubro Plutão estaciona aos 22º29’ de Capricórnio, voltando ao movimento direto no dia 5. Esse período é interessante para pensarmos estrategicamente sobre os rumos e as estruturas das nossas vidas. Estamos caminhando num movimento de aprendizagem e desenvolvimento ou apenas nos agarrando ao que já não é mais produtivo por medo das mudanças?

Essa, aliás, parece ser a grande questão de 2020. Nossa forma de vida é sustentável? Nosso consumo é necessário e consciente? Ou apenas impulsionado por motivações inconscientes e egoístas (desejo por status, reconhecimento, distinção etc.)? Estamos atendendo às necessidades da nossa Alma ou apenas nos guiando pelo que os outros esperam de nós?

Força interna

Ao ficar direto, Plutão nos impulsiona rumo às mudanças internas de que precisamos. Podemos nem saber disso e achar que elas são inúteis ou inadequadas, insatisfatórias e desagradáveis, mas a energia do nosso inconsciente, muito mais poderosa do que as determinações do nosso Ego, nos faz caminhar em direções inimagináveis em “sã consciência”.

As transformações estão vindo, queiramos ou não. No dia 11 de outubro, Vênus em Virgem faz um trígono com Urano em Touro e nos mostra, na prática, como esses processos estão ocorrendo em nossas vidas. Insegurança, medo, desconforto podem até surgir, mas um secreto prazer também pode fazer parte do processo.

Aproveite. Mergulhe no seu próprio processo. Afinal, a caminhada se faz ao caminhar.

E já sabemos que poucas coisas serão como antes, depois de 2020. Inclusive nós mesmos.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?