fbpx

Colégio do DF realiza arrecadação de kits higiênicos

kits

Estudantes organizaram uma campanha para arrecadar kits higiênicos com absorventes e lenços umedecidos. As doações serão serão distribuídas para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social

O período menstrual é um processo natural e bem conhecido pelas mulheres. Contudo, a menstruação pode ser um fator de segregação, isto porque muitas pessoas em todo mundo não têm condições de acesso ao produto básico necessário: os absorventes. E isso impede muitas mulheres de frequentar lugares públicos, como trabalho e escola.

Esse fato é conhecido mundialmente como pobreza menstrual e atinge muitas meninas no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia do problema, segundo dados nacionais da Unicef, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou a chuveiro em seus domicílios e 4 milhões não têm acesso aos itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. 

Ciente deste problema, os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Marista João Paulo II, que integram o Voluntariado Marista, estão organizando uma campanha solidária de arrecadação de kits higiênicos, chamada de “Projeto Ciclos”. A ação começa na próxima segunda-feira (13) e vai até o dia 24 de setembro. 

“Os produtos de higiene feminina são essenciais todos os meses durante anos na vida de uma mulher, mas, mesmo assim, muitas nunca tiveram acesso a um absorvente e precisam lidar com seu ciclo menstrual da forma que conseguirem. O Projeto Ciclos abriu meus olhos para a situação de pobreza menstrual e me fez perceber que algo tão básico na minha vida é um privilégio, mesmo que não devesse ser. Assim, espero que as nossas arrecadações, consigam ajudar quem precisa lidar com a pobreza menstrual a cada ciclo e trazer mais visibilidade para esse problema.” Diz a estudante Júlia Persegona, do 3º ano Ensino Médio.

Quem quiser ajudar a campanha pode doar absorventes, de preferência com abas, e lenços umedecidos. As doações podem ser entregues no colégio, localizado na SGAN 702 – Asa Norte.

A partir dos itens recebidos, os estudantes irão montar kits com absorventes, lenços umedecidos e um panfleto informativo com informações básicas de higiene menstrual. Todos os materiais recebidos serão doados para a Instituição Vem Vencer.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?