fbpx

Campanha quer resgatar o uso de palavras antigas

antigas
Foto: Pixabay

Palavras antigas e nada populares ganharam a atenção do Dicio. Mas será que essa moda pega?

Palavras da língua portuguesa pouco populares são as estrelas da campanha “Procura no Dicio”, lançada nas principais cidades do país recentemente. O objetivo da editora digital 7Graus – responsável pelo dicionário online Dicio – é estimular os usuários a expandir o vocabulário descobrindo a definição de palavras curiosas; algumas antigas, apagadas pelo tempo; e outras que soam estranho, distantes da linguagem cotidiana e provavelmente nunca ouvidas ou pronunciadas pelo público em geral.

A lista de palavras esquecidas reúne 26 itens que foram selecionados do fundo de um ranking dos termos buscados no Dicio: os vocábulos menos procurados no portal se tornaram alvo de divulgação, com peças de outdoor, spot radiofônico e inserções online.

“Pretendemos provocar a curiosidade em busca do significado de palavras desconhecidas. A ocasião também serviu de oportunidade para que estas palavras recebessem uma nova atenção por parte da equipe lexicográfica do Dicio, passando por revisão e aprimoramento das definições”, explica Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus.

O acervo léxico do Dicio registra mais de 400 mil palavras da língua portuguesa, mas, no geral, os falantes não chegam a se apropriar nem de 5% desse universo. “O léxico de uma pessoa razoavelmente culta não ultrapassa os 20.000 vocábulos. Na comunicação cotidiana, esta média pode chegar a pouco mais de 1.000 palavras. De uma forma criativa, estamos ajudando a enriquecer o vocabulário das pessoas”, comenta Stenzel.

Lista Campanha “Procura no Dicio”

Apanágio
Consentâneo
Sóbole
Elucubração
Pernóstico
Irrefragável
Filaucioso
Poltrão
Eflúvio
Vitupério
Pesporrência
Nóxio
Ignoto
Convício
Indúcias
Absonância
Aleivosia
Refrigério
Ecômio
Interstício
Auspício
Aprazado
Receptício
Jucundo
Álacre
Profício

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: