No dia em que se é comemorado o Dia da Infância, pedagoga lembra que brincar é fundamental no desenvolvimento das crianças
Hoje, 24 de agosto, é comemorado o Dia da Infância e aproveitando a data, pedagoga lembra aos pais de que bebês e crianças devem ser incentivadas a brincar. As atividades lúdicas apresentam um papel importante no desenvolvimento dos pequenos, por estimular a imaginação, a cognição e os movimentos motores.
“O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria-se da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, pedagoga e Diretora Pedagógica do Colégio Joseense.
Uma das brincadeiras que pais e educadores podem incentivar é a contação e interpretação de histórias. “Quando brinca de faz de conta, a criança assume papéis, desenrola um enredo e constrói interações. Através dessa representação ela demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira”, complementa Rogéria Sprone.
Dica importante
A brincadeira não precisa ser exclusiva da criança, pais e familiares são bem-vindos nesta rotina do brincar. “Nesse momento de pandemia é importante que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades: criação e contação de histórias, jogos, fantasias, exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde, entre outros), são alguns exemplos de brincadeiras importantes para essa fase”, indica a pedagoga.