Baile do Café realiza edição AfroAfeto na Acadêmicos da Asa Norte

Uma noite celebrando o amor preto e suas culturas. É o que promete o Baile do Café Edição AfroAfeto neste mês dos namorados

Criado por Marcelo Café, o Baile do Café vai reunir artistas de diferentes estilos e manifestações da cultura negra e, assim, unir as diversas facetas urbanas e ancestrais: o samba, o samba rock, o rap e o charme.

Nesse mês de junho, o evento acontecerá, pela primeira vez, na Acadêmicos da Asa Norte, com a missão de espalhar o amor, celebrar a alegria e propagar a beleza black das “pretitudes empoderadas” que o Baile do Café reúne.

O evento contará com participação especial da Gija Barbieri. Gaúcha radicada em Brasília, Gija cresceu imersa na cultura do samba, aprendendo canções que ecoavam pelos vinis de sua família. Além de sua arte, Gija é uma jornalista militante dos direitos humanos, usando o microfone como uma ferramenta para amplificar lutas e dar voz àqueles que muitas vezes são silenciados.

Outra atração que marcará presença alegrando a noite é a Banda Vem que Tem. O grupo surgiu descontraído, da resenha com os amigos. Desde 2022 se apresenta na cidade com influências e referências como: Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Cartola, Beth Carvalho,  entre outros.

A Banda Baile do Café comanda a festa com muito samba rock, samba, MPB – Música Preta Brasileira -, na voz suave e potente de Marcelo Café.

 Além disso, o Dj Kazuza e o grupo de dança Pegada Black animam os intervalos das apresentações com muito charme… charme na dança e na beleza da pretitude da quebrada. O Pegada Black Cia de dança é um grupo criado por Dj Kazuza e Petronio Paixão e tem como estilo principal o charme, com variações das culturas da periferia. O grupo surgiu em 2015 da necessidade de haver uma companhia de dança focada em ajudar um projeto intitulado “Dança Charme É Bom Demais”, realizado uma vez por mês na Feira de Artesanato da Torre de TV. O objetivo era expandir o evento por meio de apresentações, workshops e projetos de parceiros para toda a comunidade brasiliense, incluindo escolas, bailes e lazeres itinerantes nas regiões administrativas.

O Projeto Baile do Café

O Projeto Baile do Café foi idealizado pelo artista Marcelo Café com intuito de proporcionar uma noite de celebração de diversos fazeres artísticos pretos, promovendo, além do intercâmbio cultural e artístico, o empoderamento do povo negro celebrando suas belezas, histórias, memórias e elevando sua autoestima. “A ideia é nos fortalecer enquanto artistas negres e fazedores da cultura preta e promover a economia criativa, por meio da Feira Kitanda de Terreiro, onde colocamos ali empreendedores negres expondo seus produtos também da cultura afrodiaspórica”, afirmou Marcelo Café.

O projeto teve início com um show no Clube do Choro de Brasília em 2017, com participação de Serginho Meriti. No ano seguinte, ocupou o Conic em 2018 e o Setor Gráfico em 2019. Em 2020, por conta da Pandemia, o projeto foi adiado.

O Baile do Café voltou em abril de 2023, em comemoração aos 50 anos de vida do idealizador, Marcelo Café, com a participação de artistas do DF, como DJ Kazuza, DJ Savana, 7Naroda e Carol Nogueira, no Birosca do Conic.

Em sua quinta edição, no mês de outubro, o Baile do Café comandou o palco Fluxo no Festival COMA, recheando de atrações com o Grupo Pegada Black de dança Charme, DJ Kazuza, a rapper Thabata Lorena e a convidada especial Paula Lima.

Fechando o ano de 2023, agradecendo por tudo vivido e despertando o axé para o ano de 2024, o Baile do Café convidou os Filhos de Dona Maria para um grande “sambão” de terreiro no Bar Calaf, em novembro. Em dezembro, no Setor Comercial Sul, o anfitrião Marcelo Café levou o Baile para agitar o final de ano das pessoas em situação de rua promovendo o “Natal da População de Rua”.

Em 2024, o Baile do Café Ed. Ressaca de Carnaval convidou o cantor e compositor Dudu 7 Cordas com o Pagode DuDuDu.

Agora, no mês dos namorados, o Baile do Café traz a Edição AfroAfeto para afetar de amor preto o Distrito Federal e espalhar todo glamour da pretitude empoderada que festeja o Baile.

A noite será de “encontros, amores, afetos, nostalgia dos bailes blacks e todo mundo dançando junto no passinho das antigas pra festejar a nossa cultura preta de rua e ancestral”, garantiu Café.

Então, bora pro Baile?

Serviço:

Baile do Café – Edição AfroAfeto

Programação:

Início às 20h – DJ Kazuza e Pegada Black Cia. de Dança nos intervalos das apresentações.

– Feira KITANDA de Terreiro

21h – Banda Vem que Tem

22h30min – Bateria da Acadêmicos da Asa Norte

23h – Banda Baile do Café

0h – Banda Baile do Café convida

Gija Barbieri

0h30min – Marcelo Café e Banda do Baile

1h – DJ Kazuza

Idealização:

Marcelo Café

Realização:

Kalimba Produção Cultural

Produção:

KITANDA Cultura de Terreiro

Ana Paula Martins Produções

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?