Arte e conexão em dois dias de festival no Eixo Cultural Ibero-Americano

Foto: Paula Froes

Festival chega à sua terceira edição celebrando arte e bem viver, unindo shows de Rita Benneditto, Brô MC’s e Renato Matos, vivências, gastronomia, exposição, palestras no Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, com entrada solidária

Em um momento que exige reconexão e sentido coletivo, o Divino Festival — Arte e Bem Viver chega à sua segunda edição como um espaço vital para celebrar a cultura, o autocuidado e a integração comunitária, trazendo atrações de destaque nacional como Rita Benneditto com o aclamado show Tecnomacumba, além da potência afro-brasileira da Banda Patacorí, a jornada de autoconhecimento musical de Raiane Castro, o rap dos Brô MC’s, de integrantes indígenas Guarani e Kaiowá, a versatilidade de Renato Matos, a espiritualidade aliada à MPB de Valéria Fonseca e a experiência lúdica do Parque Sonoro Diversom, do Circo Teatro UdiGrudi.

 Idealizado para promover o “bem viver” em sua essência mais profunda, o festival harmoniza expressões artísticas, saberes ancestrais e práticas contemporâneas, criando uma experiência transformadora que fortalece os laços sociais no Distrito Federal.

O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2025, a partir das 14h, no Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, ao ar livre. No sábado (28/6), a programação segue até a meia-noite, enquanto no domingo (29/6) se encerra às 22h. A entrada é gratuita, mediante doação de um agasalho e retirada prévia do ingresso digital disponível em https://www.bilheteriadigital.com/divino-festival-arte-e-bem-viver-28-de-junho.

Programação

O Divino Festival estrutura-se em sete eixos temáticos: Divino Som reúne shows com artistas consagrados, emergentes e locais do DF em uma celebração sonora; Divino Ser oferece vivências e práticas corporais para bem-estar e presença; Divino Saber promove palestras com pensadores contemporâneos sobre conhecimentos atuais e ancestrais; Divino Brincar integra o público infantil através de programação lúdica; Delícias Divinas apresenta praça de alimentação com opções vegetarianas, veganas, regionais e afro, valorizando o autocuidado; Divino Mercado Feira Colabora Mix incentiva pequenos negócios com espaço para comercialização de produtos; e Divina Semente, que aborda sustentabilidade com horta e rodas de conversa, unindo arte, conhecimento, gastronomia consciente e empreendedorismo.

No sábado (28/6), a jornada se inicia às 14h com a Feira ColaBora Mix e a poética Casa de Vô, onde rodas de crochê e bordado livre convidam à criação coletiva até às 17h. Paralelamente, a Exposição Fotográfica Tradições e Festas, com registros sensíveis de Flaubert B. Santos e Paula Simas sobre festas populares religiosas da Fercal que preservam tradições coloniais e fortalecem a comunidade através de folias, toadas e devoções coletivas cria um diálogo visual com o Parque DiVerSom.

Enquanto isso, a oficina Divina Semente compartilha saberes sobre Pancs e Ervas Medicinais. Às 15h, o espaço Divino Brincar começa a pulsar, com atividades que se estendem até às 21h30. Inaugurando as profundas Práticas Integrativas às 16h, Rodrigo Salulima conduz “Mover é Humano” explorando canais corporais para adaptações positivas no modo de pertencer ao mundo, enquanto sessões de Sound Healing oferecem banhos sonoros com Taças Tibetanas e Gongos que dissolvem tensões e induzem ao equilíbrio.

Grupo Reiwa Daiko¸ que performa percussão japonesa ecoando as músicas Fuuga Tenshou, Ryouka Ryuusei, Asuka, Hayabusa e Kenka Yatai, se apresenta às 17h, abrindo caminho para o show de Raiane Castro e Banda às 17h30, onde a artista apresenta “Eleva”, uma experiência que transcende o entretenimento para se tornar jornada de autoconhecimento, com repertório que aborda paz, amor e conexão espiritual.

A noite segue com a Banda Patacorí com o show “Novos Caminhos”, celebrando a cultura de terreiro com instrumentais ricos e arranjos que honram a ancestralidade africana, expressa no significado Yorubá de seu nome: “Ogum é o Líder Supremo que conduz à vitória”. Após nova pausa eletrônica, a noite culmina às 21h30 com o eletrizante “Tecnomacumba” de Rita Benneditto, verdadeiro manifesto artístico que há 22 anos funde ritmos afro-brasileiros, pontos de terreiro e eletrônica em ato de resistência cultural, acompanhada pela banda Cavaleiros de Aruanda, com clássicos como “7Marias” (com 5 milhões de visualizações) e “É D’Oxum”, encerrando com energia até a meia-noite.

No domingo (29/6), a partir das 14h, a feira e exposições reiniciam seu diálogo com o público, enquanto o Instituto Folha Seca presenteia todos com sua apresentação musical às 14h30. As crianças exploram o Parque Sonoro DiVerSom – universo criado pelo Circo Teatro Udigrudi onde balanços transformam-se em xilofones e escorregadores em carrilhões, estimulando o desenvolvimento sensorial através da combinação revolucionária de música e brincadeira coletiva. Também às 15h, Geni Núñez, ativista indígena guarani, escritora e psicóloga, conduz a palestra “Reflorestar o Pensamento para o Bem Viver”.

Às 16h, Adriana Faraj guia uma Oficina de Saberes Ancestrais, seguida por Práticas Integrativas que incluem o “Cacau Dance” com Tais Joi – jornada que combina dança, cacau medicinal e sabedorias ancestrais da Amazônia para regular o sistema nervoso -, a Técnica de Redução de Estresse (TRE) com Elisabete Vieira, Paulo Henrique e Raquel Flores (utilizando tremores neurogênicos para aliviar ansiedade) e a meditação ZaZen com a Monja Aida Kakuzen – prática milenar zen-budista de atenção plena.

Às 17h, movimentos de Tai Chi Chuan (arte marcial declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco) tomam o jardim com apresentações de leque do Movimento Tai Chi Being Tao, preparando o terreno para o show de Renato Matos e seu Zirigdub, às 18h. O clima aquece com Alma Peregrina, de Valéria Fonseca, às 19h30, e o festival encerra em alta com o rap consciente dos Brô MC’s, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, em “Retomada”, das 21h às 22h.

Realização

 Realizado pelo projeto Brasília é Cultura — que fomenta três grandes eventos anuais na capital —, o festival é viabilizado por meio de Termo de Fomento com o Instituto Transforma, utilizando recursos do Governo Federal (Ministério da Cultura) e do Governo do Distrito Federal (Secretaria de Cultura e Economia Criativa).

Seu propósito transcende o entretenimento: o projeto busca consolidar-se como marca viva na cidade, ampliando o acesso à cultura, fortalecendo a cena artística local e difundindo manifestações plurais. Ao unir comunidade, arte e bem-estar em dois dias de programação contínua, o Divino Festival tece uma rede de experiências que inspira novas formas de habitar o mundo com significado e coletividade.

Sábado, 28 de junho: 14h à 0h

14h às 22h: Feira ColaBora Mix

14h às 17h: Casa de Vô: roda de crochê e bordado livre

14h à 0h: Exposição Fotográfica ‘Tradições e Festas’

14h à 0h: Parque Diversom (Divino Brincar)

14h30 às 15h30: Roda de Conversa sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) – ASPANC

15h às 21h: Jogos de tabuleiro (Divino Brincar)

15h às 21h: Desenho livre e massinhas (Divino Brincar)

16h às 17h: Contação de histórias (Divino Brincar)

16h às 17h: Práticas Integrativas e Vivências: Mover é Humano – Rodrigo Salulima

16h às 17h: Práticas Integrativas e Vivências: Elleva – Sound Healing

16h30 às 17h30: Oficina Plantas de Poder – Juarez Martins (Horta Linda)

19h às 21h: Mostra de Curtas e Documentário

17h às 21h: Oficina de Criatividade (Divino Brincar)

17h às 17h30: Show Tambores Japoneses – Reiwa Daiko

17h30 às 18h30: Show Eleva – Raiane Castro e banda

19h às 20: Show Novos Caminhos – Banda Patacorí

20h30 às 21h30: DJ Ketlen e performances

21h30 às 23h: Show Tecnomacumba – Rita Benneditto

23h à 0h: DJ Ketlen e performances

Domingo, 29 de junho: 14h às 22h

14h às 22h: Feira ColaBora Mix

14h às 22h: Exposição Fotográfica ‘Tradições e Festas’

14h às 22h: Parque Diversom (Divino Brincar)

14h30 às 15h10: Instituto Folha Seca – Apresentação musical

15h às 21h: Jogos de tabuleiro (Divino Brincar)

15h às 21h: Desenho livre e massinhas (Divino Brincar)

16h às 17h: Oficina de bolhas de sabão (Divino Brincar)

16 às 17h: Práticas Integrativas e Vivências: Cacau Dance – Tais Joi

16h às 17h: Práticas Integrativas e Vivências: Tremer Faz Bem: Técnica de Redução de Estresse (TRE)

16h30 às 17h30: Oficina ‘Saberes Ancestrais’ – Adriana Faraj

16h30 às 17h30: Oficina ‘Plantas de Poder’ – Juarez Martins (Horta Linda)

17h às 21h: Oficina de Criatividade (Divino Brincar)

17h às 18h: Práticas Integrativas e Vivências: Tai Chi Chuan – Apresentação de Leque e prática coletiva

17h30 às 18h: Práticas Integrativas e Vivências: Meditação ZaZen – Monja Aida Kakuzen

18h às 19h: Show Zirigdub – Renato Matos

19h30 às 20h30: Show Alma Peregrina – Valéria Fonseca

21h às 22h: Show Retomada – Brô MC’s

Intervalos: DJ Caju

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?