
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Papa Leão XIV, convidando-o oficialmente para visitar o Brasil durante a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.
A entrega foi feita logo após a missa que celebrou o início do pontificado do novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, no Vaticano. No documento, Lula também ressaltou que as relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé completarão 200 anos em 2026.
“Trago os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica. E trouxe o convite para que o Papa Leão XIV venha ao Brasil, especialmente na COP30 em Belém”, declarou Alckmin.
Brasil será sede da COP30
A COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) reunirá líderes mundiais, especialistas, organizações e representantes da sociedade civil para debater soluções concretas para enfrentar a crise climática. Esta será a primeira vez que o evento ocorre na região amazônica.
Alckmin, que está em Roma desde sábado (17), também destacou a importância espiritual e diplomática do novo pontífice:
“Ao promover a paz, o Papa Leão XIV representa uma grande esperança para toda a humanidade.”
Encontros com autoridades e retorno ao Brasil
Durante a visita à Santa Sé, o vice-presidente também se reuniu com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com Estados e Organizações Internacionais do Vaticano, na embaixada do Brasil junto à Santa Sé.
O retorno de Alckmin ao Brasil está previsto para ainda neste domingo.