Abring abre inscrições para nova turma da incubadora de games no DF

Foto: Miron de Lelis

Iniciativa que acontece no Brasília Game Hub impulsiona empreendedorismo criativo no setor

Estúdios independentes de desenvolvimento de jogos eletrônicos têm até o dia 29 de junho para se inscrever no edital da incubadora de games da Abring – Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal. A iniciativa, sediada no Brasília Game Hub (305 Norte), oferece cinco novas vagas para times em estágio inicial e tem como objetivo impulsionar projetos promissores por meio de mentorias, capacitação técnica, estrutura e conexões com o mercado.

A seleção será feita por meio de edital público, com base na análise do projeto apresentado, potencial de mercado e perfil da equipe. Para participar, os estúdios devem preencher o formulário disponível nos canais oficiais da associação ou entrar em contato pelo e-mail contato@abring.com.br. O programa tem duração de seis meses e é uma das principais estratégias de fomento ao ecossistema criativo do Distrito Federal, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI-DF).

“Nosso objetivo é fortalecer estúdios de desenvolvimento de jogos digitais, promovendo sua sustentabilidade como negócios. O novo edital é uma chance de ampliar esse impacto em 2025”, destaca Igor Rachid, presidente da Abring.

A incubadora da Abring é hoje um dos principais pilares da profissionalização da cena gamer no Distrito Federal. Desde sua criação, tem oferecido suporte a estúdios em fase inicial, ajudando-os a transformar ideias em produtos viáveis para o mercado nacional e internacional. A jornada de incubação inclui mentorias com especialistas da indústria, treinamentos em gestão, modelagem de negócios, apoio técnico e articulação com uma ampla rede de parceiros e investidores.

Mais do que infraestrutura, o programa busca fornecer base técnica, estratégica e relacional para que os times participantes superem desafios estruturais e conquistem espaço no competitivo mercado de games.

Entre os incubados da primeira edição, dois projetos se destacam: MadDev Studio, com Death Roll, um roguelike de cartas com estética gótica inspirado na obra O Inferno, de Dante Alighieri. E também Ludens Studio, com Milkyway Mailing INC., um game que une astronomia e astrologia em uma experiência interativa e personalizada, onde jogadores criam suas próprias missões com cartas inseridas no sistema.

Conexão internacional e visibilidade

O Brasília Game Hub também tem promovido encontros com nomes de peso da indústria global. Em abril, o espaço recebeu o sueco Bo Andersson, responsável por franquias como PayDay, com mais de 55 milhões de cópias vendidas no mundo. “Trazer alguém como o Bo para abrir nossa programação mostra que o DF tem voz no cenário global”, afirma Rachid.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?