fbpx

Aberta inscrições para aceleração de Instituições Sociais

Projeto BTG Soma para profissionalização de ONGs e OSCs tem inscrições até o dia 03 de dezembro

Até o dia 03 de dezembro, organizações da sociedade civil (OSCs) de todo o país podem se inscrever no BTG Soma. O programa, que já está na sua terceira edição, é uma iniciativa do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, em parceria com a ASID Brasil, e tem o objetivo apoiar o aumento da profissionalização de instituições sem fins lucrativos.

O projeto irá selecionar 10 organizações que receberão mais 100 horas de aulas e workshops, além de mentorias com especialistas da área e voluntários do BTG Pactual. No total, serão 12 meses de acompanhamento on-line e possíveis encontros presenciais pós-pandemia.

A proposta de fomentar a sustentabilidade financeira das organizações sociais surgiu no primeiro semestre de 2020, quando o BTG Pactual e seus sócios anunciaram a doação de R$ 50 milhões para diversas iniciativas de combate ao Covid-19. Durante o processo, o banco identificou que poderia contribuir com muitas ONGs e OSCs para ajudá-las na profissionalização de alguns processos. A partir disso, com a intenção de compartilhar a expertise do BTG Pactual para o desenvolvimento das instituições e o fortalecimento do terceiro setor, foi criado o BTG Soma.

“O que nós temos de melhor no BTG Pactual são as pessoas. Então resolvemos unir o apoio financeiro à expertise de pessoas do banco para que a gente pudesse desenvolver de uma forma mais completa a organização social”, explica Juliana de Paula, diretora de Responsabilidade Social do BTG Pactual.

A terceira edição do programa será acompanhada pela ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças – parceira na capacitação e que já acelerou mais de duzentas organizações.

Como se inscrever

Para participar as instituições precisam atender pré-requisitos, como ser uma organização sem fins lucrativos (OSCIP, OS, ONG, Instituto, Fundação, ou qualquer tipo de organização social), ter tempo de existência formal de no mínimo três anos, disponibilidade da liderança para as atividades, ter uma equipe fixa e remunerada e não estar atrelada a outro programa de aceleração ou desenvolvimento de gestão no mesmo período da realização da 3ª edição do BTG Soma.

As organizações da sociedade civil que quiserem se inscrever precisam atuar nas seguintes áreas de Responsabilidade Social: Educação, Apoio à gestão de organizações de Terceiro Setor, Desenvolvimento Comunitário, Esportes, Formação para o Trabalho, Meio Ambiente ou Empreendedorismo conforme instruções contidas em edital.

O processo de seleção passará por quatro etapas: 1) Análise das inscrições via formulário; 2) Análise qualitativa das organizações; 3) Entrevistas on-line com as lideranças e futuros participantes do BTG Soma; 4) Avaliação final do Comitê Social do BTG Soma, podendo incluir entrevistas on-line ou gravação de vídeos.

As inscrições já estão abertas e vão até dia 03 de dezembro. A participação no processo seletivo é gratuita e é feita por meio do site: https://prosas.com.br/editais/10034-btg-soma-iii?locale=en

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?